As medidas de segurança têm sido reforçadas quer nos autocarros como nas suas instalações, bilheteiras e parquímetros.
O administrador executivo da empresa bracarense, Teotónio Santos, destacou, em declarações ao Diário do Minho, o esforço dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) no combate à pandemia. As medidas passam por contactos limitados, manutenção e desinfeção dos aparelhos de ar condicionado feita com uma periodicidade quadrimestral e pela presença de dispensadores de álcool-gel novos à entrada e saída das viaturas.
Em áreas específicas como varões, habitáculo do motorista, zonas de pegas ou encostos de cadeiras também a higienização e limpeza diária da frota foi reforçada. A loja EUB, os edifícios administrativos e os postos de venda são também devidamente desinfetados. Segundo o responsável, este é um “processo adicional, que se assume como um importante instrumento na preservação da saúde pública”.
A empresa bracarense opta por privilegiar os contactos telefónicos e os emails, reduzindo o número de deslocações aos espaços. No caso de ser necessária a ida à loja EUB só pode entrar uma pessoa de cada vez e as restantes têm de esperar no exterior, cumprindo o distanciamento social. A equipa de fiscalização fica encarregue da desinfeção periódica dos parquímetros. A deslocação à empresa deixa de ser necessária, visto que têm conhecimento das escalas de serviço por email.
A TUB garante ainda a segurança de todos os motoristas, com a oferta de um kit composto por duas máscaras e toalhetes a todos os que se apresentem ao serviço. Cada motorista está encarregue de abastecer o seu frasco de álcool-gel com o mesmo que está sempre disponível. A tarefa de controlar e evitar excessos de lotação ou de qualquer outro incumprimento está também a cargo dos motoristas.