O livro, publicado pela UMinho Editora, é apresentado esta quinta-feira às 18 horas.
“Clássicos da Literatura Infantojuvenil em forma(to) de livro-objeto” é apresentado esta quinta-feira, pelas 18 horas, através da plataforma Zoom. O livro coordenado por Sara Reis da Silva, professora do Instituto de Educação da Universidade do Minho, já está disponível para consulta online.
O volume é então composto por 13 estudos de investigadores de várias universidades portuguesas (Aveiro, Évora e Minho) e espanholas (Cádis, Santiago de Compostela, Saragoça e Vigo). Além destas, contam-se ainda duas brasileiras, a Federal de Santa Catarina e a Pontifícia Católica de São Paulo.
A obra visa a valorização de clássicos como Aventura de Alice no País das Maravilhas, de L. Carroll, Babar, de J. Brunhoff, ou Peter Pan, de J. Barrie. No resumo do livro destacam-se a “problematização da relevância para o conteúdo” e as “potencialidades criativas, estéticas, lúdicas, formativas e/ou didáticas de tais artefactos, sobretudo em relação ao nível de formação dos leitores”.
Sara Reis da Silva nasceu na Gafanha da Nazaré, no distrito de Aveiro. É professora auxiliar na UMinho e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), trabalhando sobre literatura infantojuvenil, estudos literários, educação literária, entre outras áreas.