Os três novos espaços estão disponíveis de segunda a sexta-feira.
Os Serviços Académicos, em colaboração com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), disponibilizam novas áreas de estudo. Os Espaços de Estudo SASUM incluem a Cantina de Gualtar, a Cantina de Azurém e o Bar de Engenharia I da UMinho.
A decisão resulta de uma reflexão dos órgãos internos da universidade, mas também da opinião dos estudantes que se têm feito ouvir. A aluna Soledade Lima disse ao ComUM que, devido às restrições, o espaço na biblioteca se torna limitado. “Não tinha sítio onde estudar, acabei por me sentar nas escadas e fiquei lá a estudar”, revela a aluna.
Rui Oliveira, presidente da AAUM, refere que a universidade tem conhecimento de que os estudantes “estavam com dificuldade em encontrar estas ajudas para ter locais onde estudar”, assim como problemas de acesso à internet. Neste sentido, a criação dos Espaços de Estudo SASUM surge como um apoio fundamental aos alunos. “Percebemos que havia uma necessidade, que tínhamos uma solução e tentamos ajudar”, afirmou o presidente da AAUM.
Há ainda outro espaço suscetível a ser transformado numa área de estudo – a Sede da AAUM, em Guimarães. Este ainda não foi disponibilizado por não reunir todas as condições necessárias. Assim, os três espaços confirmados são os, que “apesar de tudo, reúnem melhores condições, que têm o espaçamento, que já estão preparados para receber os alunos”, conclui o Rui Oliveira.
As Cantinas de Gualtar e de Azurém da UMinho têm uma capacidade de 70 e 48 lugares, respetivamente e estão abertas das 15 às 19 horas. Em contrapartida, o Bar de Engenharia I abre das 19 às 22 horas e pode receber até 28 alunos.