O desenvolvimento destes projetos é realizado com o apoio do Portugal 2020 e dos fundos europeus estruturais e de investimento da União Europeia.
A Fibrenamics, plataforma de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Universidade do Minho, está a desenvolver uma “nova geração” de máscaras, perneiras, batas, toucas, “coveralls” e cogulas. Em causa estão seis projetos, que têm por base a “procura massificada” de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e dispositivos médicos específicos e a sobrecarga dos sistemas de saúde. Assim como um desajustamento da oferta de equipamento de proteção face à procura.
A Fibrenamics, plataforma de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da UMinho, está a desenvolver uma “nova geração” de máscaras, perneiras, batas, toucas, “coveralls” e cogulas. Em causa estão seis projetos, que têm por base a “procura massificada” de EPI e dispositivos médicos específicos e a sobrecarga dos sistemas de saúde, assim como um desajustamento da oferta de equipamento de proteção face à procura.
Estes EPI têm “propriedades únicas, em que nalguns casos, além de permitirem a sua reutilização. Proporcionam ainda uma maior capacidade de filtração bacteriana e vírica, com propriedades hipoalergénicas. Desta forma podem ser usadas em contexto profissional e não profissional”, frisa João Bessa, technology manager na Fibrenamics.
Para cumprimento dos objetivos propostos em cada um dos projetos, está prevista a realização de estudos em torno de novos materiais e processos, que permitam conceptualizar e desenvolver, no final, EPI funcionais, tendo por base processos produtivos “altamente eficientes, rápidos e com redução de desperdícios, no sentido de garantir uma resposta às necessidades prementes do mercado e, em particular, dos profissionais de saúde”.
“Em particular, no caso dos sistemas de saúde, a procura centra-se em máscaras cirúrgicas que previnam ou mitiguem a transmissão de agentes infeciosos entre pessoas, sendo um dos equipamentos mais procurados e com maior valor acrescentado para os utilizadores”, sublinha João Bessa.