A decisão tomada em reunião da comissão municipal de proteção civil prevê “agilizar” testes à Covid-19 para agentes da Proteção civil e encontrar espaços de confinamento.

A comissão municipal reuniu-se de forma a “analisar as medidas anunciadas pelo Governo com a renovação do estado de calamidade em todo o território e com a inclusão de Viana do Castelo nos concelhos abrangidos pelas novas medidas”. A medida de disponibilizar testes chega em consequência da inclusão do concelho no mapa de risco da pandemia.

Uma vez que Viana do Castelo faz parte dos 121 abrangidos pelo dever cívico de recolhimento domiciliário, novos horários nos estabelecimentos e teletrabalho obrigatório, exceto “oposição fundamentada” pelo trabalhador, devido à Covid-19. A autarquia pretende ainda agilizar a priorização de testes aos agentes da proteção civil.

Além disso, o presidente da Câmara de Viana do Castelo tem ainda a função de encontrar novos espaços de confinamento mais pequenos do que o centro cultural. “Espaços de isolamento adequados para os profissionais das áreas da proteção civil ou outros que não tenham condições quer por motivos profissionais, que por motivos familiares” especifica a nota.

Face à situação pandémica é também importante ter em conta a “necessidade de os recursos humanos ter de ser adequada e inteligente, atendendo às dificuldades de encontrar meios ou recursos humanos suficientes com a agudização da pandemia”.

O documento refere ainda que “os serviços de saúde deram conta dos constrangimentos existentes, referenciando os planos de contingência que estão a ser ativados para fazer face ao incremento do número de doentes Covid-19, bem como no atendimento de utentes com doenças crónicas, tendo para isso sido aumentado o número de camas em enfermaria”.