A cidade vianense está a preparar a candidatura para a Capital Europeia da Cultura em 2027.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, anunciou que a cidade está a preparar a candidatura para Capital Europeia da Cultura em 2027, após a publicação do aviso de convite à iniciativa em Diário da República.

O autarca afirma uma “candidatura forte de Viana do Castelo alicerçada na sua forte identidade cultural, muito assente na etnografia, no traje e na cultura popular”. Além disso, José Maria Costa reforçou a ligação do povo vianense ao mar, como são exemplos a pesca do bacalhau e a construção naval. O presidente acredita que a capital do Alto Minho tem “um património ímpar” e que a candidatura alicerçada nestes dois pilares da cultura vianense será “muito forte”.

A autarquia tem vindo a participar nas reuniões com o Ministério da Cultura, havendo outros territórios que também manifestaram vontade de apresentar a candidatura. José Maria Costa aguarda o convite de apresentação para ter acesso ao regulamento e à documentação necessária para iniciar o processo de candidatura.

Para além de Viana do Castelo, foram já anunciadas as candidaturas de Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria e Oeiras. Portugal vai acolher uma Capital Europeia da Cultura em 2027, juntamente com outra cidade da Letónia.

Após a apresentação das candidaturas, os territórios candidatos devem criar um programa cultural com dimensão europeia. Cada estado-membro selecionado pode convocar dois elementos para fazerem parte dos 12 membros do júri de seleção, sendo que os restantes dez membros são nomeados por instituições europeias. A decisão final será dos países, devendo ser tomada até quatro anos antes do título.