O anúncio foi feito esta segunda-feira durante a primeira reunião do Conselho Municipal do Desporto.
Viana do Castelo candidata-se a Cidade Europeia do Desporto 2023. O anúncio foi feito durante a primeira reunião do Conselho Municipal do Desporto. Foi no Teatro Sá de Miranda que Nuno Santos, presidente da ACES PORTUGAL – Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, divulgou a novidade.
José Maria Costa, autarca vianense, afirma que Viana do Castelo “respira desporto”. “Os vianenses sabem que este é um concelho saudável, que conta com atletas de excelência e coletividades que dão o melhor de si. Orgulhamo-nos de ser um concelho amante de desporto. Temos milhares de atletas a praticarem dezenas de modalidades, com o incentivo e apoio de clubes e associações de excelência”, declarou. O vereador do desporto, Vítor Lemos, denota ainda que o concelho conta com “mais de 70 clubes, mais de 40 modalidades oficialmente praticadas, mais de 160 equipas federadas”.
A cidade do Alto Minho denomina-se como um local privilegiado para a prática de diversas modalidades, tendo-se impulsionado no desenvolvimento enquanto Cidade Náutica do Atlântico. Esta iniciativa concebeu a construção de centros desportivos. Entre eles estão, então, o Centro de Remo, Centro de Vela, Centro de Canoagem e Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf. Nestes locais, é promovido o projeto escolar Náutica nas Escolas, dando oportunidade aos estudantes vianenses de experienciar os desportos náuticos.