Vimaranenses precisaram de grandes penalidades para carimbar o apuramento.
O Vitória SC apurou-se este domingo para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. Na estreia na prova rainha do futebol nacional, os vimaranenses afastaram o FC Arouca, da Liga Portugal 2 SABSEG, mas não sem a necessidade de um desempate por grandes penalidades. O encontro não teve golos durante os 120 minutos jogados e só a partir da marca dos 11 metros foi possível apurar um vencedor, com os minhotos a serem mais fortes (7-8).
O conjunto do segundo escalão vendeu muito cara a derrota à equipa da Cidade Berço. As melhores ocasiões na primeira metade do encontro pertenceram aos arouquenses, quase sempre com Adílio como protagonista. A partida não estava a correr de feição ao conjunto vitoriano e, em cima do minuto 45, Zié Ouattara recebeu ordem de expulsão e deixou a formação orientada por João Henriques reduzida a dez unidades.
A segunda parte não teve muitas oportunidades de golo, mas ainda assim ambos os conjuntos podiam ter apontado o golo da vitória. André Almeida esteve perto de dar vantagem ao Vitória SC e, em período de descontos, Anthony Blondell já se preparava para festejar, mas Bruno Varela evitou o golo com uma grande defesa e empurrou o encontro para o prolongamento.
Os 30 minutos que se seguiram ficaram marcados pelas dificuldades físicas de ambos os conjuntos. Ainda assim, o Vitória SC dispôs de uma ocasião soberana para abrir o marcador, com Maddox a rematar ao travessão depois de uma grande jogada de Marcus Edwards, que fintou dois adversários e assistiu o compatriota. Contudo, a bola não entrou e o encontro seguiu para o desempate através de grandes penalidades.
No desempate, quis o destino que Anthony Blondell e Bruno Varela voltassem a estar frente a frente numa altura decisiva. Uma vez mais, o guarda-redes vimaranense levou a melhor, defendeu o castigo máximo do adversário – já tinha defendido uma grande penalidade antes – e selou o apuramento da equipa vitoriana para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.
Ainda sem conhecer o próximo opositor na competição, o Vitória SC volta as atenções para o regresso da Liga NOS depois da paragem para os compromissos das seleções nacionais. Na próxima sexta-feira, a equipa minhota visita o CD Tondela, num dos encontros que abrem a oitava jornada.
Recorde ainda: SC Braga vence Trofense e avança na Taça de Portugal