O concurso é promovido pela Câmara Municipal de Famalicão e pretende congratular projetos de jovens na área do cinema.

Ymotion, Festival de Cinema Jovem de Famalicão, termina no sábado, dia 7 de novembro, com uma gala online. No evento, vão ser revelados os vencedores nas oito categorias a concurso.

A sessão de encerramento do festival vai ter lugar no Centro de Estudos Camilianos, em Seide São Miguel. A hora foi antecipada para as 21 horas e vai contar apenas com a presença dos jovens realizadores e jurados. Assim, a sessão vai ser transmitida online através das páginas de Facebook do Município de Famalicão e do Festival.

Este ano, o Ymotion atingiu o número recorde de 183 candidaturas e volta a entregar os oito prémios: “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2500 euros, “Prémio Escolas Secundárias” e Prémio Melhor Documentário”, no valor de 750 euros, “Prémio Melhor Curta de Animação”, no valor de 600 euros, “Prémio do Público”, no valor de 350 euros, e prémios para “Melhor Representação”, “Melhor Direção de Fotografia” e “Melhor Argumento”, no valor de 250 euros.

A entrega do Prémio Carreira ao ator Nuno Lopes e a homenagem ao ator mais “hollywoodesco” do Brasil, Rodrigo Santoro, são alguns dos momentos altos da cerimónia. Todas as curtas metragens a concurso estão a ser exibidas em duas sessões diárias na Casa da Juventude de Famalicão, nas quais decorrem a votação para a eleição do vencedor do “Prémio do Público”.