O objetivo deste compromisso é avaliar a Qualidade de Ar Interior (QAI) de 30 edifícios públicos barcelenses.

O acordo entre a Câmara Municipal de Barcelos e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foi aprovado esta sexta feira, em reunião ordinária. A parceria já tinha sido iniciada num projeto de investigação RnMonitor, realizado entre setembro de 2017 e janeiro de 2020.

Esta avaliação mostrou a relevância de se continuar com o estudo no âmbito desse projeto e de esclarecer a população. Continua também a ser importante a disseminação de tecnologias e estratégias que aliviem o risco ligado à exposição de gás radão nos edifícios.

Barcelos vai selecionar os edifícios que serão alvo de estudo e vai apoiar o desenvolvimento das atividades tanto logisticamente, como financeiramente. O IPVC fica a cargo de coordenar as áreas científicas e de elaborar um Manual de Boas Práticas para a melhoria da QAI dos edifícios públicos.

O projeto foi financiado pelo FEDER através do Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização (POCI). O resultado deste projeto de investigação foi o desenvolvimento de uma tecnologia de sensorização para quantificar o gás radão em ambiente anteriores.