A sessão de apresentação do livro vai ser presidida pelo reitor da UMinho, Rui de Vieira de Castro e vai contar com a presença dos organizadores e autores da obra.
A UMinho Editora publicou, em formato digital e em acesso aberto, o livro “A Universidade do Minho em tempos de pandemia”. Assim, a obra retrata, a partir de diferentes experiências e perspetivas, a forma como a pandemia provocada pelo Covid-19 foi sentida na Universidade do Minho. A sessão de apresentação vai realizar-se esta quinta-feira pelas 17h30 e vai ser transmitida em direto no Facebook e no Youtube da UMinho.
Os contributos reunidos visam exprimir o modo como a comunidade académica se organizou para garantir o funcionamento da universidade e o cumprimento da sua missão. Mas, também apela à reflexão crítica sobre a nova realidade que se afirmou com a pandemia, o seu significado e os seus impactos na sociedade.
“A Universidade do Minho em tempos de pandemia” organiza-se em três volumes, que tentam dar resposta a três possíveis interrogações. Assim, o primeiro volume, com o subtítulo de “Reflexões”, tenta equacionar diferentes perspetivas em torno da questão: “Mas o que é isto?”. O segundo volume, que recebe o subtítulo de “(Re)Ações”, corporiza um conjunto de textos que reflete as atuações em diferentes áreas da dimensão académica, elucidando quanto ao modo: “Como reagimos?”. Finalmente, o terceiro volume, que acusa o subtítulo de “Projeções”, dá expressão a uma inevitável pergunta: “E agora?”.