A segunda edição do UMsumário conta com 80 voluntários e pretende continuar a crescer.
O Projeto UMSumário, desenvolvido pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), foi distinguido com o Troféu Português do Voluntariado, na categoria jovem. A distinção foi atribuída pela Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV). O principal objetivo é, então, o acompanhamento escolar de alunos do ensino básico e secundário.
A iniciativa foi um dos primeiros projetos a ser lançados a nível de voluntariado pela AAUM e este ano está na segunda edição. “Já temos 80 voluntários inscritos para poderem trabalhar este ano. Desta forma, estamos também a estabelecer uma parceria com o Instituto de Educação de forma a que estes voluntários tenham formação específica”, sublinha Rui Oliveira, presidente da AAUM.
Regina Alves, voluntária e aluna do doutoramento em Ciências da Educação, explicita que a missão do UMsumário não é apenas dar explicações. É também que as crianças se tornem autónomas no estudo. “Quem trabalha em contexto escolar sabe que as crianças quando têm algumas dificuldades de aprendizagem acabam por ser rotuladas. Nós também fazemos esse trabalho de dar autoestima, de eles perceberem que também são capazes de aprender”, afirma Regina.
“Eu estou a acompanhar um rapaz que tem 14 anos, que faz parte de uma família de refugiados e eles têm alguma dificuldade ao nível da linguagem. Aquilo que nós sentimos, tanto eu como as outras colegas que acompanham as crianças dessa família, é que para além de estarem a desenvolver competências a nível escolar elas se relacionam mais com as outras crianças”, relata a aluna.
Rui Oliveira refere que a necessidade de apoio “cresceu muito nesta fase de isolamento”, porque alguns pais não conseguem acompanhar a vida escolar dos filhos. “Acho que a Associação Académica tem esta responsabilidade social”, conclui.