O terreno tem uma área de 33.200 m2 e está situado na “Quinta do Patarro”.
O Município de Barcelos pretende adquirir um terreno para a construção de um Laboratório Criativo no Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), o “Barcelos Collaborative Research and Innovation Center” (Barcelos CRIC), e de um pavilhão destinado à realização de eventos.
Em comunicado, a autarquia refere que o investimento “vai permitir ampliar e concretizar em pleno o Campus do IPCA, tal como está previsto na sua missão de participação no desenvolvimento económico e social do concelho de Barcelos”. O terreno tem uma área de 33.200 m2 e está situado na “Quinta do Patarro”.
A decisão foi tomada pelo executivo municipal numa reunião extraordinária realizada esta sexta-feira, dia 18 de dezembro. Na mesma, ficou deliberada a proposta da aquisição do imóvel por menos de dois milhões de euros.
Com a compra do terreno o Município segue a política de investimentos na disponibilização de condições de infraestruturas de apoio ao IPCA, que já passou pela compra de quase todos os terrenos para a construção das suas instalações e pelas obras de melhoria das acessibilidades do Campus.
O Barcelos CRIC vai albergar três unidades de investigação e desenvolvimento: o CICF (Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade), o 2Ai (Applied Artificial Intelligence Laboratory) e o ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura). O financiamento está já aprovado e ronda mais de um milhão de euros.
“A construção de um espaço multiusos nos mesmos terrenos pretende dotar o concelho de Barcelos de uma infraestrutura de grandes dimensões que permita a realização de grandes eventos com relevância para turismo de ventos (congressos de convenções), feiras temáticas, festivais e concertos, seminários e conferências, atividades culturais e desportivas, entre outras”, conclui a autarquia em nota de imprensa.