Segundo Ricardo Rio, “este é mais um reconhecimento do trabalho que está a ser desenvolvido em Braga”.

O Município de Braga recebeu uma menção honrosa no Prémio Nacional da Paisagem 2020, esta quarta-feira. A distinção ocorreu durante a 3ª Conferência da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem. Esta que decorreu em formato digital e atribuiu o primeiro prémio à Herdade da Contenda, em Moura.

A “Estratégia da Paisagem na Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Braga” foi a base da candidatura da Autarquia de Braga. Estando esta assentada em quatro eixos estratégicos: Água, Alimentação, Florestas e Patrimônio bem como, Habitação, Mobilidade e Dinâmicas Económicas.

O trabalho foi apresentado num contexto de “teamlab”, onde foi realizado um diagnóstico por uma equipa de técnicos municipais. Foram identificados os temas fundamentais para uma estratégia de paisagem de âmbito municipal e estabelecidos os princípios para uma infra-estrutura verde e azul.

O júri da edição de 2020, reconheceu esta iniciativa como inovadora, na medida em que permite uma perspetiva diferenciada do território. Esta combina uma visão estratégica de conjunto com objetivos específicos para cada uma das Unidades de Paisagem (UP).

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, declarou que “este é mais um reconhecimento do trabalho que está a ser desenvolvido em Braga”. Trabalho este que veio assim “responder a uma nova agenda urbana onde a qualidade da paisagem é determinante para a qualidade de vida dos cidadãos”.