Clouds foi lançado na plataforma Disney+ a 16 de outubro de 2020. O drama musical conta a história verídica de Zach Sobiech, um rapaz americano com osteossarcoma, um tipo de cancro dos ossos e sem cura.
No ano de finalista, Zach descobre que o cancro que o perseguia alastrou-se a mais partes do seu corpo, deixando-o com um limite de vida reduzido. Com o relógio a andar, a personagem decide aproveitar todos os momentos que lhe restam e concretizar o seu maior sonho: gravar um álbum de música.
Zach (Fin Argus) e Sammy (Sabrina Carpenter) são dois melhores amigos que se conhecem quase desde nascença e que partilham o gosto pela música. Sammy apoia Zach em todas as etapas da vida e não fica indiferente quando o amigo lhe pede ajuda para realizar este sonho. No entanto, mal sabiam eles o sucesso que fariam.
Entre romances e dramas adolescentes, aliados sempre ao “peso” da doença, há uma mensagem muito importante que é constantemente repetida: não precisas de saber que vais morrer para começar a viver. As duas horas de filme podem ser divididas entre a vida de Zach antes de saber da gravidade da situação e o depois.
De destacar a prestação dos atores, principalmente de Fin Argus que, não tendo conhecido o verdadeiro Zach Sobiech, retratou a sua história e a sua personalidade de forma excecional. Arrancando, por isso, elogios de toda a produção e ainda da família do menino que inspirou o filme. Na verdade, todos os atores foram escolhidos a dedo para os papéis, muito pela parecença física com as pessoas reais, mas também pela prestação noutros filmes.
A banda sonora é ponto bastante importante da longa-metragem, uma vez que se trata de um drama musical. Esta foi inteiramente escolhida pelo produtor e músico Brian Tyles, contanto com originais como Clouds (2020) (que deu origem ao nome do filme) e Blueberries (2020).
Um filme cheio de esperança, alegria, amor, música, mas também com momentos que nos deixam a pensar, que nos partem o coração e que puxam uma lágrima. Um verdadeiro drama que qualquer um de nós se identifica facilmente.
Dirigido por Justin Baldoni, também diretor de um outro drama adolescente: A Distância Entre Nós (2019), é baseado no livro Fly a Little Higher: How God Answered a Mom’s Small Prayer in a Big Way. A obra literária foi escrita pela mãe do verdadeiro Zach Sobiech, que também aparece após os créditos do filme, mostrando imagens do acompanhamento da família real na produção e na filmagem. Justin conheceu pessoalmente Zach e prometeu contar a história de vida do adolescente.
Ao Zach, ao Justin, ao Fin e a todos os atores deste grande filme, só me resta agradecer. Clouds é mais que um romance, é uma obra cinematográfica que nos deixa a pensar na forma como vivemos a nossa vida e o que devemos mudar para a conseguirmos viver o máximo possível. Sem dúvida um convite a uma introspeção pessoal.