Neste momento, o número de casos confirmados na comunidade académica Universidade do Minho é de 223.
Através do ponto de situação semanal enviado pelo reitor, Rui Vieira de Castro, dirigiu-se à comunidade académica informando que, nesta semana, foram detetados 17 novas infeções por Covid-19. Para além disso, informa que, apesar do risco “extremamente elevado” presente no distrito de Braga, os dados “continuam a revelar uma tendência decrescente na maioria dos concelhos”.
Na nota enviada, Rui Vieira de Castro avança que, até às 21h30 do dia 11 de dezembro, foram reportados através da Comissão de Elaboração e Gestão do Plano de Contingência Interno COVID-19 mais 17 casos positivos. Este aumento corresponde a um total de 223 casos confirmados desde o início do mês de outubro.
Além disto, o reitor da UMinho relembra que ainda que não se regista nenhum surto com origem na academia minhota. Da mesma forma que a média de novos casos diários confirmados de sete e 14 dias “tem continuado a revelar um decréscimo regular”.
Numa semana em que o número de infeções aumentou ligeiramente, Rui Vieira de Castro reitera então “o apelo ao cumprimento, por todos, das medidas de segurança em vigor na Universidade”. Relembra que “é obrigatório o uso de máscara em todos espaços interiores; o mesmo se aplica nos espaços exteriores, sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostrar impraticável”.
O responsável pela academia minhota recorda a todos os estudantes que está presente o “Formulário COVID-19” na Intranet da UMinho e no Portal Académico. Apela à continuidade de utilização do mesmo, uma vez que tem sido uma ferramenta “crucial para uma vigilância contínua dos impactos da pandemia na Universidade”.