A peça, baseada no texto de Almeida Garrett, permanece na capital do Alto Minho durante dez dias.

“Falar Verdade a Mentir”, texto de Almeida Garrett, vai ser representado na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana apresenta a peça de 10 a 19 de dezembro.

A criação, com encenação de António Capelo, volta aos palcos de Viana após a estreia na abertura da quarta edição do Festival de Teatro da cidade. Assim, vai ter sessões de quarta a sexta-feira, às 21 horas, e aos sábados, às 16 e às 21 horas.

“Falar Verdade a Mentir” expõe as situações de “poder individual e poder coletivo”, bem como o uso da mentira como meio para atingir fins. O objetivo é “cruzar elementos muito próprios de um tempo”, o século XIX, e de um espaço, Lisboa.

No dia 19, o espetáculo associa-se a duas práticas: “GESTU” e “Ver com as Mãos”. Desta forma, a peça vai ter uma sessão especial em simultâneo com tradução em Língua Gestual Portuguesa. Meia hora antes do espetáculo, desenvolve-se ainda o reconhecimento sensorial da área de representação com espectadores amblíopes e cegos.

Os bilhetes podem ser reservados por e-mail e os preços variam entre quatro e dez euros.