Famalicenses chegaram ao empate, após estarem duas vezes em desvantagem.
O FC Famalicão recebeu o Sporting CP, este sábado, no Estádio Municipal de Famalicão, em jogo a contar para a nona jornada da Liga NOS. Uma partida bem disputada até ao fim terminou com um empate a duas bolas.
O duelo começou com a equipa visitante a tentar tomar as rédeas do encontro e as primeiras oportunidades não tardaram a aparecer. Pedro Porro, após fazer um túnel a Gil Dias, cruzou rasteiro para o coração da área onde encontrou Sporar, mas o esloveno não conseguiu fazer balançar as redes da baliza defendida por Luiz Júnior.
O jogo prosseguiu com a equipa de Alvalade mais incessante na busca do golo e, ao minuto 21, Nuno Santos caiu na área famalicense. O árbitro da partida, Luís Godinho, entendeu que houve falta de Riccieli e apontou para a marca dos 11 metros. O extremo português assumiu a conversão da grande penalidade que ele próprio ganhou, porém, frente-a-frente com o guardião do FC Famalicão, não foi capaz de alterar o marcador. O lance terminou com a defesa de Luiz Júnior.
Apesar de desperdiçar uma oportunidade flagrante de se colocar em vantagem, a equipa leonina não desmotivou e, à passagem do minuto 32, João Palhinha surpreendeu o guarda-redes brasileiro com um remate forte de longa distância. O guardião de 19 anos somou mais uma defesa na sua conta pessoal e manteve a sua baliza inviolada.
Os líderes do campeonato continuaram a massacrar e o golo acabou por surgir no minuto 37. Após se desenvencilhar de três adversários, Pedro Gonçalves rematou de pé esquerdo da entrada da área e fez a bola entrar rasteira, junto ao poste direito da baliza famalicense. A resposta apareceu rapidamente no minuto 43. Depois de um livre cobrado por Bruno Jordão, Adán saiu em falso, e deixou Gustavo Assunção, que apareceu solto de marcação ao segundo poste, com a baliza à sua mercê para encostar e repor a igualdade no marcador.
Quando todos esperavam o recolher aos balneários, eis que surgiu mais um golo do Sporting CP. Pedro Porro, na ressaca de um livre direto, colocou a bola no ângulo superior esquerdo da baliza da equipa comandada por João Pedro Sousa. A primeira parte terminou com os sportinguistas em vantagem por um golo.
No recomeço do encontro, seguiu-se a tendência da primeira parte. O Sporting CP continuou mais forte no jogo e procurou aumentar a vantagem. Pedro Gonçalves protagonizou mais um grande lance individual e deixou Riccieli pregado ao relvado, todavia o bis foi negado por Luiz Júnior.
Seguiram-se minutos de menor agitação com menos oportunidades de parte a parte e a formação treinada por Rúben Amorim ia controlando o jogo a seu bel-prazer, enquanto que a equipa da casa se encontrava pouco incisiva na pressão. O próximo lance de perigo só surgiu ao minuto 73 e pertenceu aos leões. Bruno Tabata cruzou do lado esquerdo para Sebastian Coates, mas o cabeceamento do capitão sportinguista saiu a rasar o poste.
Nos últimos 15 minutos, os homens de Famalicão cresceram no jogo e o cenário ficou favorável aos famalicenses quando Pedro Gonçalves viu o segundo cartão amarelo. À passagem do minuto 80 e no seguimento de uma falta sobre Gustavo Assunção, o melhor marcador do campeonato foi expulso e regressou mais cedo ao balneário.
A insistência do FC Famalicão foi cada vez maior e, quando faltava um minuto para o fim do tempo regulamentar, os caseiros beneficiaram de um livre direto à entrada da área. Na cobrança, Jhonata Robert não vacilou e devolveu a igualdade à sua equipa.
No minuto seguinte, o Sporting CP marcou e colocou-se de novo na frente, mas Luís Godinho assinalou falta de Coates sobre o guarda redes Luiz Junior e o golo não foi validado. Os sportinguistas protestaram veementemente a decisão do árbitro e Rúben Amorim acabou expulso. O placard não se alterou e a partida terminou com o resultado de 2-2.
Com este empate, o FC Famalicão ascendeu ao décimo lugar da Liga NOS. No próximo sábado, os famalicenses deslocam-se ao Estádio dos Arcos, num jogo frente ao Rio Ave FC, a contar para a Taça de Portugal.
Recorde ainda: Vitória SC vence e alcança lugares europeus