A entrada no evento no dia da inauguração, 4 de dezembro, será gratuita e terá início às 19 horas.
O Palácio Vila Flor, enquanto espaço de exposição do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, celebra 15 anos e vai dar lugar a uma mostra coletiva. “O Palácio” é o nome da exibição que pretende mostrar as obras que já passaram pelo espaço artístico.
A mostra, que inaugura já esta sexta-feira, vai contar com obras de mais de 30 artistas e entidades. Entre muitos outros, contam-se nomes como Alexandre Estrela, Daniel Blaufuks, Gabriela Albergaria, João Queiroz ou Pedro Portugal.
Desta forma, com uma reunião de obras “consagradas e outras mais recentes”, pretende-se uma apresentação que, “relembrando, não se esgota neste movimento”. Assim, a organização quer enfatizar estes 15 anos que têm perpassado “pensamentos de monocultura”.
Ivo Martins, criador de expressões visuais neste espaço, afirma que “a maneira mais expedita de compreender o Palácio é assumir que nunca houve um acordo”. “O lugar do ‘Palácio’ agiu todo este tempo como se fosse um olhar atento ao eco das emergências coletivas e individuais daqueles que criam na nossa contemporaneidade”, reflete.
A mostra no Palácio Vila Flor vai estar patente até 6 de março de 2021 e tem um custo de entrada de dois euros (um euro com desconto). O acesso ao evento pode ser realizado de terça a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 15 às 19 horas, e ao sábado, das 10 horas às 12h30.
Nos dias 19 de dezembro, às 10h30, e 27 de fevereiro de 2021, às 16 horas, vão acontecer visitas guiadas. Com duração de cerca de uma hora e com o limite de sete elementos, são acessíveis pelo valor de dois euros e mediante inscrição antecipada.