Os gilistas fizeram da eficácia a sua principal arma e derrubaram os famalicenses.

O Gil Vicente venceu fora o dérbi do Minho contra o FC Famalicão por 1-0. O jogo, a contar para a 11ª ronda da Liga NOS foi decidido por Claude Gonçalves, que fez o único golo da partida.

O jogo começou pobre em oportunidades, todas elas sem causar calafrios aos guarda redes. Até que, aos 40 minutos de jogo, Claude Gonçalves fez o gosto ao pé e inaugurou o marcador para os visitantes.

O médio aproveitou uma bola mal aliviada por Gustavo Assunção para rematar muito forte ao canto inferior esquerdo da baliza de Júnior. Até ao intervalo, o FC Famalicão tentou reagir ao golo consentido, mas não conseguiu empatar a partida. Ao intervalo, o Gil Vicente vencia por 1-0.

No segundo tempo, a turma de João Pedro Sousa entrou mais pressionante, mas não conseguiu causar o impacto pretendido. Do outro lado do campo, os orientados por Ricardo Soares tentaram ferir os anfitriões através de ataques rápidos, mas sem criar lances muito perigosos. O único mais perigoso foi protagonizado por Lourency, que fez um cruzamento tenso para a entrada da pequena área, intersetado com uma palmada do guarda redes famalicense.

Depois deste lance, o FC Famalicão fechou os caminhos da baliza e tentou criar as suas ocasiões de golo. Aos 82 minutos, a equipa da casa criou a oportunidade mais perigosa do segundo tempo, com dois remates ao poste. Até ao fim do jogo não houve mais alterações, pelo que, no fim dos 90 minutos, se verificava o 1-0 para os visitantes.

Com este resultado, o Gil Vicente passou para o nono lugar, ultrapassando o FC Famalicão, que desceu para décimo lugar. No próximo jogo, os gilistas recebem o Belenenses SAD, na 12ª jornada da Liga NOS. Já o FC Famalicão vai ao terreno do CD Tondela, no dia 3 de janeiro também para a Liga NOS.

Recorde ainda: Gil Vicente vence de forma tranquila o UD Leiria