As Árvores Solidárias encontram-se nas ruas da cidade para receber livros, brinquedos, alimentos e roupas. Bens angariados são distribuídos a instituições de Guimarães.
O programa “Guimarães, Cidade Natal” desenvolveu o projeto “Pintar o Natal de Alguém – Árvores Solidárias”. A iniciativa pretende avivar o espírito solidário da comunidade vimaranenses. Na próxima semana vão ser distribuídas pelo concelho seis árvores pintadas por seis artistas plásticos da cidade. Os artistas são André Pinto, Pepe Garcia, Maria Terra, Délia Carvalho, Rita Pinheiro e Vasco Carneiro.
A iniciativa “é mais uma forma de revelar o espírito solidário dos vimaranenses”, declarou a Vereadora da Cultura de Guimarães, Adelina Pinto, em nota à imprensa. As Árvores Solidárias vêm “mitigar algumas das dificuldades que são notadas principalmente neste período inusitado de pandemia”, acrescentou.
Cada árvore vai apresentar uma identificação com o nome da instituição para onde vão ser enviados os bens angariados. Refood, Fraterna, Centro Juvenil de S. José, Associação de Apoio à Criança, Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais e Lar de Santa Estefânia são algumas das instituições. As Árvores Solidárias vão ser posicionadas no Largo da Misericórdia, Largo Cónego José Maria Gomes, Largo Navarros de Andrade, Largo Condessa Mumadona, Avenida de Londres e na Avenida D. João IV.