A aplicação chegou à cidade vimaranense com 135 lugares de estacionamento espalhados pelas ruas da cidade.

Guimarães, cidade que é Património Mundial da UNESCO, é o 29.º município com o serviço Via Verde Estacionar. Através da app, o estacionamento na rua dispensa moedas e talões tornando todo o processo mais simples, seguro e cómodo. Esta alternativa vem ainda ajudar no contexto da pandemia dispensando o uso de moedas e o contacto com os parquímetros.

A aplicação conta com mais de 125 mil utilizadores por mês, sendo que já foi descarregada mais de 862 mil vezes em Portugal. Apesar da pandemia, ocorrem cerca de quatro milhões de transações nos municípios abrangidos no ano de 2020.

Através da app o utilizador pode antecipar ou prolongar o tempo de estacionamento sem ter de voltar ao veículo, bem como localizá-lo. A Via Verde Estacionar dispensa ainda o uso do identificador Via Verde, pré-carregamentos e permite pagar apenas o tempo de utilização do estacionamento.

Os municípios que têm Via Verde Estacionar são vários. No Norte, Amarante, Braga, Bragança, Espinho, Maia, Penafiel, Porto, Vila Nova de Gaia, Vila Real e agora Guimarães usam a aplicação. Na região Centro destacam-se Almada, Amadora, Aveiro, Cascais, Figueira da Foz, Leiria, Lisboa, Loures, Mafra, Oeiras, Ourém, Pombal, Sintra e Torres Vedras, enquanto no Sul, a app é utilizada em Lagos, Loulé, Portimão, Tavira e Vila Real de Santo António, o que inclui Monte Gordo.