O equipamento permite fazer a esterilização de roupa, calçado e outros objetos de forma rápida.

A MTEX NS, uma empresa originária de Famalicão, apresentou, esta sexta-feira, o primeiro equipamento de combate à Covid-19. Esta ferramenta permite a esterilização de sapatos, roupa e outros objetos em cerca de 20 minutos. A instalação ocorreu na sede da Academia do Futebol Clube de Famalicão.

Em email enviado à imprensa, é explicado que se trata de uma ferramenta inovadora, que “administra, em pequenas concentrações, gás de ozono, num ambiente controlado e seguro”. Neste momento, está-se a concluir a investigação sobre este desenvolvimento. O CITEVE encontra-se a avaliar o desgaste desta técnica nos diferentes tecidos. Ao mesmo tempo, a Universidade Católica Portuguesa está a analisar o potencial efeito no combate a outros vírus.

A apresentação da nova tecnologia ocorreu na Academia do Futebol Clube de Famalicão, onde foi formalizada uma parceria entre o clube e a MTEX NS. O evento contou com a presença dos responsáveis das duas parcelas, bem como de Augusto Lima, vereador da economia da Câmara Municipal de Famalicão. O responsável elogia a empresa “pela procura de soluções inovadoras num contexto de desafios e imprevistos”.

O CEO da MTEX NS, Elói Ferreira, mostra-se orgulhoso e sublinha a importância de produzir uma solução validada cientificamente para o combate ao “flagelo do momento”. Acrescenta ainda que vai ser uma mais-valia na segurança do dia-a-dia de todos contra a Covid-19.