Braga foi um dos municípios portugueses com os melhores índices de sustentabilidade.
O Município de Braga foi distinguido, pela primeira vez, com o galardão Bandeira Verde ECOXXI. Os resultados da candidatura submetida pela autarquia bracarense foram conhecidos esta quarta-feira, durante o evento online promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). O Município de Braga atingiu um índice de 80,9% nos indicadores avaliados.
Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, afirmou que “Braga é um concelho que atribui especial relevância à dimensão da sustentabilidade”, destacando projetos e políticas que têm sido desenvolvidas. “Temos projetos no âmbito da descarbonização, um laboratório para a descarbonização que desenvolvemos em parceria com instituições de ensino e investigação, e projetos no domínio da adaptação às alterações climáticas”.
Ricardo Rio falou sobre a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do concelho, que apresenta múltiplas iniciativas ligadas à eficiência energética e mobilidade sustentável. O presidente abordou, também, o relatório de sustentabilidade, que afirma conter um conjunto de compromissos que o Município de Braga pretende valorizar nas suas políticas de concretização da sustentabilidade local.
O galardão Bandeira Verde ECOXXI premeia as boas práticas e políticas de sustentabilidade ambiental dos municípios portugueses através da avaliação de 21 indicadores e 71 sub-indicadores nas áreas ambiental, social e económica. Este ano, o ECOXXI incluiu, pela primeira vez, indicadores específicos no âmbito das alterações climáticas e saúde e bem-estar.
Em 2020 foram apresentadas 62 candidaturas provenientes de todas as regiões do país. Dos 62 candidatos, 56 municípios conquistaram o título por terem atingido um índice igual ou superior a 50%. Seis não conseguiram atingir os objetivos mínimos para serem distinguidos.