Apesar da medida, a Câmara Municipal de Caminha relembra que “os agentes desportivos não serão esquecidos”. A próxima edição vai contar com um louvor aos mesmos.

A Câmara Municipal de Caminha anunciou, esta segunda-feira, o cancelamento da II Edição da Gala do Desporto do município, agendada para o início do próximo ano. A autarquia explica que a decisão se prende com a evolução da Covid-19 e a forma como a pandemia “afeta a atividade desportiva aos diversos níveis”.

Apesar da decisão, a Câmara Municipal de Caminha relembra que “os agentes desportivos não serão esquecidos”. Desta forma, na próxima edição, “serão todos recordados e louvados como merecem e de acordo com o propósito da iniciativa, pelo trabalho realizado”.

A Gala do Desporto do Município de Caminha visa “distinguir e premiar as entidades e agentes desportivos que, durante a época desportiva, mais se notabilizaram pelos resultados alcançados ou pelos serviços prestados nas diversas modalidades desportivas” e que desempenham “um papel preponderante no desenvolvimento do desporto no concelho”. No ano passado, o vereador do Desporto, Rui Lages explicou que, “pela primeira vez”, foi possível reunir “todas as forças vivas ligadas ao fenómeno desportivo do concelho” para “dar o devido e merecido reconhecimento público” aos que elevam “o nome do concelho de Caminha”.

A primeira edição do evento, realizada a 17 de janeiro de 2019, atribuiu dez Troféus Ínsua. Na categoria de Associação ou Clube Desportivo do Ano, o Troféu Ínsua foi dado ao Sporting Club Caminhense; na categoria Equipa do Ano, foi distinguida a Equipa sub 13 Feminina do Âncora Praia F.C.; na categoria de Dirigente do Ano, o prémio foi para José Manuel Torres de Oliveira do JUCaminha; na categoria Atleta do Ano, a vencedora foi Ângela Fernandes (SUP) e Alexandre Ribas (natação); na categoria Treinador do Ano, o troféu foi entregue a Jorge Dantas (JUCaminha); na categoria Atletas Revelação, o prémio foi dado a Ricardo Curto Lopes (JUCaminha); na categoria Atleta de Mérito do Desporto Escolar, a premiada foi Gisela Barbosa Mouteira do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais (badminton); na categoria de Mérito Desportivo, o Troféu Ínsua foi para Henrique Jorge Capela Baixinho (remo) e o prémio Município de Caminha foi atribuído a Artur Antunes.