Jeremy Bulloch faleceu esta quinta-feira, dia 17 de dezembro, com 75 anos. Nascido a 16 de fevereiro de 1945, o ator ocupou os grandes e os pequenos ecrãs durante 62 anos. A sua carreira começou quando tinha apenas 13 anos de idade, como o rapaz que se aventura por águas desconhecidas – A Night to Remember (1958) – e um típico jovem escudeiro – Violent Playground (1958). No entanto, foi o seu papel na trilogia original de Star Wars que lhe rendeu o reconhecimento internacional. Boba Fett, o nosso eterno anti-herói. Contudo, muito mais do que isso.
O mundo cinematográfico britânico, caracterizado pelo seu humor característico, sempre se viu recheado de astros. Alguns já nos deixaram, outros continuam a deliciar os nossos serões e outros vão dando recentes pisadas neste universo fascinante. Infelizmente, resta-nos agora apenas o legado de Jeremy Bulloch. Apenas poderá apresentar uma conotação negativa, mas de nada disso se trata. O ator catedrático é e será para sempre um exemplo a seguir.
Jeremy Bulloch nasceu em Market Harborough em 1945. Comummente se ouve que “de pequenino é que se torce o pepino”, este é, com toda a certeza, um exemplo claro disso. Tudo começou, como é já típico, com apresentações da escola. Reza a lenda que, desde os seus 5 anos de idade, Bulloch adorava atuar e cantar, uma estrela em ascensão. Abandonou o palco dos principiantes, passou pelas campanhas publicitárias, deu voz a peças britânicas e estreou-se na plataforma, mundialmente reconhecida, a Disney.
Apesar de não creditado, Jeremy Bulloch personificou, em 1958, um rapaz que se aventurava por águas desconhecidas e, no mesmo ano, um típico jovem escudeiro. No ano seguinte, participou no divertidíssimo filme familiar The Cat Gang (1959), seguiu-se a comédia Carry on Teacher (1959) e The Dawn Killer (1959). Este último filme, apesar de nos ser apresentado como uma longa-metragem, foi na verdade dado a conhecer de forma parcial. Sendo assim, contamos com uma obra cinematográfica dividida em oito episódios The Killer Strikes, Under Suspicion, The Stolen Sheep, The Killer Strikes Again, A Hard Choice, Tracking the Thief, Race against Time e The Champion Dog.
O seu percurso profissional só se iniciou efetivamente com o seu papel regular na série Counter-Attack! (1960). Dividida em sete partes, a obra televisiva a preto e branco contava a história de um grupo de três crianças que presenciou o período da ocupação alemã das Ilhas do Canal durante a Segunda Guerra Mundial. Com episódios de 30 minutos, Terry Benson (Jeremy Bulloch), Cliff Delamere (Murray Yeo) e Carol (Irene French) criaram situações caricatas, tudo com a ajuda de um rádio secreto.
Ainda em 1960, Bulloch participou nos filmes The Young Jacobites, que leva dois jovens ao passado com a missão de ajudar o príncipe Charles Edward Stuart a fugir da Escócia para a França; Caught in the Net, que explora, surpreendentemente para a época, problemas ambientais; A French Mistress que, mais uma vez, aborda temáticas fora da caixa à luz do seu tempo: uma mulher professora; e nas séries The Arthur Askey Show, The Chequered Flag, Deadline Midnight e BBC Sunday-Night Play.
Desta forma, em apenas um ano, o ator personificou cerca de sete personagens distintas. A consistência na panóplia de participações mantém-se durante anos e anos. Deste percurso, destaca-se o seu papel em Doctor Who (1965-1974), The Space Museum (1965) e The Time Warrior (1973). Apenas em 1980, o ator embarca no universo do Star Wars.
A sua viagem começou com Star Wars: Episode V – The Empire Strikes Back. O episódio estreou, em Portugal, a 19 de dezembro de 1980. Com, aproximadamente, 2 horas, Jeremy Bulloch deu vida a Boba Fett, papel pelo qual ficou mundialmente conhecido. Para quem ainda não reconhece a personagem, amanhã será um ótimo dia para ver a longa-metragem. Para os que não se querem aventurar, deixo aqui uma pequena descrição desta carismática personagem: um clone alterado de Jango Fett, um Mandalorian humano, cujo código genético originou um exército de soldados.
Três anos mais tarde, prosseguiu o seu percurso com Star Wars: Episode VI – Return of the Jedi. Mais um episódio de, aproximadamente, duas horas, mais uma prestação exemplar. A sua terceira aparição chegou apenas em 2005. Já em Star Wars: Episode III – Revenge of the Sith o ator passa a assumir o papel de capitão, Captain Colton. Já distante da trilogia original, termina a sua jornada com The Mandalorian Legacy, enquanto espectador de uma corrida.
A menos de um mês de anunciada a morte de David Prowse, ator que deu vida a Darth Vader, damos as despedidas a Jeremy Bulloch. Um ator que nos deixou com uma panóplia de prestações exemplares. Aproximando-se a época natalícia e, consequentemente, um período de serões em família, não haverá melhor homenagem do que assistir aos filmes nos quais participou.