Fernando Alexandre, docente da Escola e Economia e Gestão, foi indicado pelo presidente do CES, Francisco Asis.
“Este novo desafio enquadra-se nos estudos que venho realizando há muitos anos sobre a economia portuguesa com outros colegas da UMinho e procurarei dar contributos relevantes nessa área”, afirma Fernando Alexandre, em comunicado. O professor associado com agregação da EEG da Universidade do Minho foi eleito vice-presidente do Conselho Económico e Social (CES).
O Conselho Económico e Social (CES) é um órgão de consulta e concertação dos agentes económico-sociais mais representativos da sociedade portuguesa. O CES visa debater processos de decisão sobre as circunstâncias de Portugal. Além disso, dá entendimentos aos órgãos de soberania sobre questões como o desenvolvimento regional, o salário mínimo, o Orçamento de Estado e o uso de fundos comunitários.
O docente da Universidade do Minho realizou a sua licenciatura e mestrado na Universidade do Minho e Doutoramento na Universidade de Londres. Fernando Alexandre é coautor de 15 artigos publicados em revistas científicas e de oito livros. Atualmente, é comentador no programa “Tudo é Economia”, consultor da Fundação Francisco Manuel dos Santos e investigador do Núcleo Políticas Económicas e Empresariais.