O acordo estabelece-se entre o Município de Viana do Castelo e Teatro do Noroeste.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Teatro do Noroeste- Centro Dramático de Viana (TN-CDV) estabelecem um protocolo, para pôr em prática no próximo ano. O trato visa promover o desenvolvimento cultural, a qualificação da oferta contemporânea da região e a sustentabilidade do Teatro Municipal Sá de Miranda como centro cultural de referência.

A autarquia acordou que ia patrocinar o TN-CDV enquanto companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda, mas exige que sejam feitas pelo menos quatro peças de teatro, sendo que três dessas têm de ser em estreia. Esta condição serve o propósito de obter um público mais variado.

Ainda sobre o objetivo de incluir todas as faixas etárias, das várias freguesias do concelho, nas atividades culturais, o TN-CDV promove a organização da deslocação dos habitantes das freguesias ao teatro, “a preços simbólicos e em articulação direta com as Juntas de Freguesia e a Câmara Municipal”, escrevem em comunicado.

Há quase 30 anos que as duas entidades trabalham juntas em prol da preservação do gosto pelas artes cénicas e da sensibilização para a importância que estas têm no desenvolvimento dos jovens.