O ano de 2020 caraterizou-se pelo esbater da normalidade a que estávamos habituados, com vários acontecimentos que marcaram o mundo, o Minho e a academia minhota. Da educação à saúde, passando pelo desporto e pela cultura, o ComUM selecionou, em revista, 20 momentos que marcaram o ano.

PREVPAP e novos mestrados e doutoramentos emergem na UMinho

(Janeiro)

No início do ano, a situação relativa à PREVPAP ficou perto de se resolver, com 30 dos 40 contratos assinados. Ao mesmo tempo, novas apostas em mestrados e doutoramentos mostraram-se como avanços na educação e formação dada pela UMinho. Quanto aos mestrados, desenhavam-se um nas Media Arts e outro na saúde em parceria com instituições dos Estados Unidos da América. Já nos doutoramenos, previa-se uma nova opção em Fabrico Digital Direto, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria.

Paulo Gonçalves morre no Dakar2020

(Janeiro)

Em meados de janeiro, Paulo Gonçalves perdeu a vida após uma queda na sétima etapa do Dakar2020, na Arábia Saudita. O piloto natural de Esposende caiu ao quilómetro 276 da prova, o alerta foi dado às 10:08 e, apesar da prontidão do helicóptero médico, o piloto foi encontrado inconsciente, depois de entrar em paragem cardíaca. O óbito foi declarado no hospital, após várias tentativas de reanimação.

SC Braga conquista a Allianz Cup

(Janeiro)

A cidade de Braga acolheu, em janeiro, a final four da Allianz Cup pela última vez. No fim, o troféu ficou em casa, com o SC Braga a vencer o FC Porto na final, por 1-0. A equipa minhota conquistou o troféu pela segunda vez, com um remate certeiro de Ricardo Horta ao cair do pano.

Revista do Ano

Sofia Coelho/ComUM

Futebol de Praia. SC Braga é bicampeão do mundo

(Fevereiro)

No mês de fevereiro, o SC Braga voltou a destacar-se nas areias. A equipa de futebol de praia dos arsenalistas sagrou-se bicampeã mundial da modalidade, em Moscovo, ao bater a equipa da casa, o Spartak de Moscovo, por 8-3. A equipa bracarense juntou-se ao Lokomotiv de Moscovo enquanto a equipa com mais vitórias na prova.

Coronavírus. Atividades interrompidas em toda a Universidade do Minho

(Março)

Após o primeiro caso de confirmado de Covid-19 na UMinho e a suspensão de atividades no campus de Gualtar, o reitor da instituição, Rui Vieira de Castro, decidiu suspender as atividades em toda a academia. “Atenuar o quadro de grande instabilidade que afeta a vida da Universidade” foi um dos motivos descritos para a tomada desta decisão.

Desporto nacional suspenso devido à Covid-19

(Março)

A pandemia de Covid-19 chegou em peso a Portugal nos primeiros meses do ano. A 12 de março, veio também o comunicado da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e, posteriormente, da Liga Portugal a anunciar a suspensão das competições desportivas.

Coronavírus. Parlamento aprova proposta de Estado de Emergência em Portugal

(Março)

A 18 de março, o país viu ser adotado o Estado de Emergência como meio para tomar decisões extraordinárias no combate à pandemia de Covid-19. Depois de 45 anos sem se verem neste contexto, os portugueses viram-se então limitados por várias novas restrições, entre elas o “confinamento compulsivo no domicílio ou em estabelecimento de Saúde”, a possibilidade de “interdição das deslocações e da permanência na via pública que não sejam justificadas” e a suspensão do direito à greve e à liberdade de culto.

Enterro da Gata cancelado

(Abril)

A Associação Académica da Universidade do Minho anunciou a 2 de abril o cancelamento das festividades do Enterro da Gata 2020 e de todas as atividades presenciais previstas até ao fim de junho. Em comunicado, a AAUM revelava a “preocupação em salvaguardar a saúde pública em consonância com as recomendações da Direção-Geral de Saúde e do Governo de Portugal”, pelo que cancelou a tradição que deveria decorrer entre os dias 8 e 15 de maio.

Sofia Coelho/ComUM

Coronavírus. Governo instaura Estado de Calamidade

(Abril)

Na sequência da decisão de Marcelo Rebelo de Sousa de não revalidar o Estado de Emergência, o Conselho de Ministros decidiu ser necessário implementar o Estado de Calamidade. Em declarações aos cidadãos, o primeiro-ministro António Costa descreveu as condições do desconfinamento progressivo e do calendário de retoma das atividades económicas, mas recordou que a mudança “não quer dizer que a pandemia esteja ultrapassada e que o risco tenha diminuído.

Concertos e festivais de natureza análoga estão autorizados

(Maio)

Depois de, no início do mês, ser proibida a realização de concertos e festivais de natureza análoga, o gabinete de António Costa avançou que concertos e festivais podiam ocorrer em recintos cobertos ou ao ar livre. Para isso, precisavam de cumprir as regras propostas pela Direção-Geral de Saúde e garantir lugares marcados.

Gil Vicente e FC Famalicão promovidos à Liga BPI

(Maio)

Com as provas interrompidas devido à pandemia de Covid-19, a Liga BPI terminou mais cedo e foi anunciada uma reestruturação da prova para a época 2020/21. As equipas minhotas do Gil Vicente e do FC Famalicão, que se encontravam a disputar a subida ao primeiro escalão no momento da interrupção, foram promovidas.

Braga juntou-se numa só voz: “Vidas negras importam”

(Junho)

A morte de George Floyd voltou a mobilizar vozes em todo o mundo no início do mês de junho. Deste modo, a Avenida Central, em Braga, mostrou ser pequena para as centenas de pessoas que marcaram presença na manifestação que, segundo a organização, teve como objetivo combater o racismo e consciencializar para os direitos humanos.

Black Lives Matter

Joana Mafalda Gomes/ComUM

Surdina abre as salas de cinema em Portugal

(Julho)

Com estreia prevista nas salas de cinema português em abril, Rodrigo Areias viu o novo projeto ser adiado para julho. Assim, foi o filme que reabriu as portas das salas de cinema no país, depois de estarem fechadas para conter a pandemia de Covid-19. O filme foi gravado na cidade de Guimarães, terra natal de Rodrigo Areias e Valter Hugo Mãe.

“A pandemia está a mudar”. Pessoas mais jovens podem estar na origem de segunda vaga

(Agosto)

Em agosto, a Organização Mundial de Saúde anunciou que as pessoas na casa dos 20, 30 e 40 anos podiam estar na origem da nova propagação do coronavírus. No mesmo mês, a proporção de jovens entre os infetados aumentou em todo o mundo, muitos sem saber que estariam infetados.

Braga passa a ter o maior campo de basquetebol de rua da Europa

(Agosto)

Uma iniciativa promovida pelo Município de Braga e pela Hoopers deu origem ao maior campo de basquetebol de rua da Europa na Cidade dos Arcebispos. O campo localiza-se no Polidesportivo de São José, nas Enguardas, e pode receber competições da FIBA. O recinto seria inaugurado no dia 10 de setembro.

Covid-19. Governo divulga medidas do Estado de Contingência

(Setembro)

Portugal regressou, a 15 de setembro, à situação de Contingência, no sentido de evitar uma escalada dos contágios, após ter estado em Estado de Alerta desde 1 de julho. A medida visava preparar a possibilidade de aumento do número de infetados pelo coronavírus com o regresso às aulas e ao trabalho.

Fábrica Confiança classificada como monumento de interesse público

(Outubro)

O edifício da antiga Fábrica Confiança, em Braga, foi classificado como monumento de interesse público. O pedido partiu da Direção-Geral do Património Cultural e foi, então, deferido pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Carvalho Ferreira. A construção representa, sedundo o despacho, “a arquitetura industrial oitocentista, que em muito contribuiu para a definição urbanística do eixo viário principal e de toda a envolvente”.

Taís Cappelli/ComUM

Parlamento aprova declaração do Estado de Emergência

(Novembro)

Depois de se ver em Estado de Contingência, o país volta a subir ao Estado de Emergência, devido ao número crescente de casos de Covid-19. Esta foi a quarta vez que os portugueses se viram neste contexto desde o início da pandemia. No entanto, desta vez, ao contrário das anteriores, o Estado de Emergência não contemplou o confinamento obrigatório.

Covid-19. Vacinação em Portugal começa em janeiro

(Dezembro)

A Ministra da Saúde, Marta Temido, apresentou a 3 de dezembro o plano nacional de vacinação contra a Covid-19. Rui Ivo, presidente do Infarmed, avançou que existiam seis acordos com Comissão Europeia, lembrando que o primeiro foi feito com a Astrazeneca, a 14 de agosto, em que 6,9 milhões de doses seriam para Portugal.

Vídeo de praxe da Universidade do Minho é acusado de racismo

(Dezembro)

A 8 de dezembro, circulou pelas redes sociais um vídeo da praxe do curso de Biologia e Geologia (BG), onde se viam os caloiros do respetivo curso num cenário florestal, com saias de palha, latas e o corpo e a cara pintados de preto. Tal situação fez emergir um conjunto de críticas e acusações de racismo ao coletivo praxístico, uma vez que a pintura facial se assemelha à blackface.