Triunfo mantém os minhotos perto do pódio.
Esta terça-feira, o SC Braga recebeu o Rio Ave no Estádio Municipal de Braga, num jogo a contar para a jornada dez da Liga NOS. O duelo, dominado pelos bracarenses, terminou com a vitória da turma de Carlos Carvalhal por três golos sem resposta.
A partida começou equilibrada, com as duas formações a disputar o jogo longe das balizas e, consequentemente, a usufruírem de poucas oportunidades de golo. A primeira chance de perigo só surgiu ao minuto 20, quando Carlos Mané testou a atenção de Matheus. O contra-ataque da formação vilacondense acabou com o guardião brasileiro a afastar a bola para canto.
O Rio Ave estava a viver o melhor momento no encontro e, aos 41 minutos, Carlos Mané voltou a ficar perto do golo. O remate em arco do extremo português saiu a rasar o poste da baliza arsenalista.
No entanto, apesar do bom momento rioavista, foi o SC Braga a conseguir inaugurar o marcador. Após passe de Fransérgio para o lado esquerdo da grande área, André Castro ganhou a frente a Ivo Pinto e cruzou rasteiro para Ricardo Horta. Livre de marcação, o camisola 21 só precisou de encostar para carimbar o primeiro golo dos minhotos, à passagem do minuto 43.
O golo motivou os bracarenses e, ainda antes do intervalo, Fransérgio dispôs de uma grande ocasião para ampliar a vantagem. Na sequência de um cruzamento de Iuri Medeiros, o médio brasileiro não chegou a tempo de tocar na bola e desperdiçou a oportunidade de fazer o segundo golo do jogo. Ambas as formações recolheram aos balneários com a vantagem curta do SC Braga no marcador.
Na segunda parte, os minhotos continuaram à procura de dilatar o resultado e Pelé quase traiu Kieszek. O guardião polaco evitou o autogolo do médio guineense com uma defesa por instinto.
Apesar de estar na frente do marcador, o SC Braga não se conformou com a vantagem e continuou a pressionar. À passagem do minuto 56, Iuri Medeiros rematou forte à entrada da área, porém, Kieszek mostrou-se atento e impediu o golo do camisola 45.
Num segundo tempo de sentido único, os bracarenses acabaram mesmo por chegar ao segundo golo. Depois de um bom passe de Al Musrati a soltar Iuri Medeiros na esquerda, o extremo português cruzou para Fransérgio. A defesa do Rio Ave não foi capaz de acompanhar e o médio alterou o placard com um remate sem hipóteses para Kieszek.
Nos últimos minutos, a formação de Vila do Conde subiu no terreno à procura de reduzir a desvantagem. Mário Silva, treinador do Rio Ave, colocou em jogo Gabrielzinho e Ronan com o objetivo de ter mais presença na área bracarense.
A primeira oportunidade do Rio Ave na segunda parte só surgiu ao minuto 86. Pedro Amaral, através de um passe longo, encontrou Carlos Mané solto ao segundo poste. O camisola 21 serviu, de cabeça, André Pereira. Contudo, o avançado não foi capaz de levar a melhor sobre Matheus, que manteve a sua baliza inviolada.
Não obstante o crescimento dos vilacondenses na partida, o terceiro golo do jogo pertenceu ao SC Braga. Após um grande trabalho no lado esquerdo, Paulinho combinou com Ricardo Horta e carimbou o 3-0 no marcador. O resultado não se alterou até ao final e a vitória sorriu aos minhotos.
Com a vitória, o SC Braga retorna ao quarto posto da tabela classificativa, que se encontrava ocupado, à condição, pelo Vitória SC. Na próxima segunda feira, os bracarenses deslocam-se ao Estádio do Bessa para um duelo frente ao Boavista FC, a contar para a jornada 11 da Liga NOS.
Recorde ainda: Vitória SC goleia Santa Clara na décima jornada da Liga NOS