Vitória bracarense vale apuramento e derrota do Leicester mantém vivo o sonho do primeiro lugar.
O SC Braga deslocou-se, esta quinta-feira, até ao reduto do AEK, em jogo a contar para a quinta jornada do grupo G da Liga Europa. Os bracarenses não vacilaram e carimbaram o apuramento para os 16-avos de final.
A turma comandada por Carlos Carvalhal tomou conta das operações desde o início da partida. Este domínio inicial foi capitalizado ao minuto seis, quando, na sequência de um pontapé de canto, Tormena apareceu solto de marcação na grande área e fez o primeiro golo dos arsenalistas. Os minhotos mantiveram o pé no acelerador e, apenas três minutos depois, Galeno assistiu Ricardo Esgaio para o 0-2.
Após o segundo golo, a equipa grega esteve perto de reduzir a desvantagem por duas ocasiões. Ao minuto 19, Albanis encontrou Nélson Oliveira na área, mas o internacional português desperdiçou a oportunidade. Já ao minuto 21, o guardião Matheus teve de se aplicar para negar o golo a Livaja.
Após as duas ameaças, os homens de Atenas moralizaram e chegaram ao golo. Num lance de desatenção da defesa braguista, Nélson Oliveira aproveitou o erro de Tormena, ultrapassou o guarda redes e empurrou para o fundo da baliza. Contudo, em cima do intervalo, os minhotos voltaram a marcar. Galeno arrancou pela ala esquerda e deu a bola a Ricardo Horta, que não perdoou e levou a partida para o descanso com 1-3 no marcador.
Ao contrário do que aconteceu na primeira parte, em que ambas as equipas impuseram um ritmo elevado na partida e procuraram o golo, na segunda metade o ritmo da partida decresceu. As oportunidades de golo foram escassas, sendo que a primeira apenas surgiu ao minuto 77, com Matheus a segurar o cabeceamento de Hnid.
Após esta ameaça grega, o jogo voltou a aumentar de intensidade e o SC Braga viria mesmo a chegar ao quarto tento. Aos 82 minutos, o guarda-redes dos visitados ainda desviou um remate de Ricardo Horta pela linha final, mas, no desenrolar do canto, Galeno rematou de fora de área e bateu Tsintotas. Até final, o AEK reduziu por intermédio de Vasilantonopoulos. O remate do grego desviou em Sequeira e bateu o guardião braguista, fixando o resultado final em 2-4.
Com este triunfo, os arsenalistas mantêm o segundo lugar do grupo G, com dez pontos conquistados. A derrota dos ingleses do Leicester mantém em aberto o primeiro lugar do grupo e na derradeira jornada, marcada para as 20 horas do próximo dia 10, o SC Braga recebe o Zorya.
Recorde ainda: SC Braga empata com o Leicester City ao cair do pano