A palestra contou com a participação do ex-concorrente do Big Brother Diogo Cunha, consultor de marketing digital e fundador da plataforma “Nómada Digital”.

A Society Loving The Planet Minho, em conjunto com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e com os Serviços de Ação Social (SASUM), organizou, esta quarta-feira, um debate online acerca de sustentabilidade. O tema principal da conversa foi o fenónemo Greenwashing.

Diogo Cunha, explicou que Greenwashing é “um termo recente e que parece estar na moda.  Desconstruindo o conceito, significa sermos verdes porque toda a gente o é”. Sendo uma estratégia frequentemente usada pelas empresas, referiu ainda que os consumidores devem apostar na compra em start-ups, que começam desde o início com preocupações sustentáveis.

O debate deu espaço à plateia para participar, com a colocação de perguntas. Questionado acerca do seu percurso profissional, o convidado admitiu que o seu maior desafio a nível sustentável foi a marca de t-shirts “Diogão”, que criou com três amigos.

Society LTP Minho

“Tudo o que fizemos foi com preocupação. Foi a vontade de querer ser diferente. Nem sequer optámos pelo algodão orgânico, optámos antes pela reciclagem. No fundo, não produzimos nada novo, apenas recriamos”, afirmou Diogo Cunha.

No que diz respeito à possível sustentabilidade das empresas portuguesas, o consultor de marketing digital sublinhou que tudo depende das pessoas e dos seus hábitos. “Se as pessoas mudarem, as empresas também mudam. As empresas seguem as pessoas”, declarou Diogo Cunha.

No final, deixou um recado para todos os estudantes que se preparam para entrar no mercado de trabalho na área do marketing. “As empresas estão sedentas de gente nova, de novas ideias. Se não tiverem talento jovem, elas morrem. Acredito que há oportunidades, mas não tenham medo se ficarem desempregados durante algum tempo.”, concluiu o convidado.