A valorização de resíduos orgânicos é tema de duas conferências realizadas na Universidade do Minho esta semana.
A Universidade do Minho vai promover duas conferências que encerram o projeto europeu de cooperação transfronteiriça Galiza e Norte de Portugal. As sessões desta quarta e quinta-feira inserem-se no Programa Interreg Res2ValHUM, valorização de resíduos orgânicos, produção de substâncias húmidas”.
O projeto, liderado pela UMinho e com diversos parceiros nacionais e internacionais, teve como objetivos centrais a promoção da compostagem como prática do tratamento dos resíduos orgânicos, bem como a utilização de composto na agricultura como fertilizante/substrato/corretor de solos de origem animal e contribuir para uma gestão ambiental sustentável. E, ainda, analisar e melhorar o processo de compostagem de modo a aumentar e otimizar a qualidade do composto produzido.
Assim, vai ter lugar no anfiteatro da Escola de Ciências e na plataforma Zoom, das 09 às 13h30 desta quarta-feira, a primeira Conferência Internacional, dedicada ao tema “Resíduos orgânicos numa economia circular”. Na presença do reitor Rui Vieira de Castro, da secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, da presidente da Escola de Ciências da UMinho, Manuela Corte-Real, da diretora do Centro de Química, Manuela Raposo e da coordenadora do Res2ValHUM, Fernanda Proença, pretende discutir-se soluções de valorização de resíduos orgânicos, num ambiente aberto de académicos, empresários e decisores políticos.
Já na quinta, vai ter lugar a sessão de encerramento deste projeto europeu, no mesmo local e horário. Contará com a presença do vice-reitor para a investigação da USC, Vicente Pérez Muñuzur, do presidente da CCDR-Norte, António Cunha e da subdiretora do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Região Galiza-Norte de Portugal, Graça Fonseca. Esta cerimónia terá o objetivo de apresentar e discutir os resultados obtidos no âmbito das diversas atividades desenvolvidas ao longo do projeto, apontando-se caminhos futuros para a gestão mais eficiente dos recursos e novas aplicações do composto.
As conferências ocorrem no âmbito de um projeto liderado pela UMinho, que tem como objetivo a utilização eficiente dos recursos orgânicos. Os eventos irão contar com um vasto leque de oradores nacionais e internacionais.