O ComUM apresenta um conjunto de perguntas e respostas, de modo a dar soluções às diversas questões sobre o tema.
A vacinação contra a Covid-19 iniciou-se este domingo, dia 27 de dezembro, em Portugal. As primeiras 9.750 vacinas são destinadas a profissionais de saúde dos centros hospitalares do Porto, Coimbra, do São João, de Lisboa Norte e Lisboa Central.
O lote de 300 mil vacinas chega a Portugal a partir de dia 5 de janeiro. A vacinação contra a Covid-19 apresenta-se diferentes das habituais e surge como “uma janela de esperança”, segundo a Ministra da Saúde, Marta Temido.
A vacinação é composta por quantas fases?
É composta por três fases.
Quando se inicia e termina a primeira fase?
A primeira fase iniciou-se no dia 27 e termina em abril de 2021. Nesta vão ser vacinados profissionais de saúde, residentes de lares, cuidados continuados e profissionais destas áreas. Profissionais de forças armadas, forças de segurança e de serviços críticos.
Em fevereiro inicia-se um segundo momento da administração de vacinas da primeira fase. Esta está destinada para pessoas com mais de 50 anos de idade, com determinados problemas de saúde como insuficiência renal, insuficiência cardíaca, doença coronária ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório ou oxigenoterapia.
Quando inicia e termina a segunda fase?
Inicia-se a partir de abril de 2021 e não apresenta uma data definida de término. A segunda fase é destinada a pessoas com mais de 65 anos de idade que não foram ainda vacinadas. Além disso, esta será administrada a pessoas entre os 50 e 64 anos, com determinadas patologias como obesidade, neoplasia maligna ativa, doença renal crónica, insuficiência hepática, diabetes, hipertensão arterial.
Quando de inicia a terceira fase?
A terceira fase ainda não tem uma data definida. A data vai definir-se dependendo do momento em que a segunda fase termina. Neste momento, vai ser vacinada a restante população elegível.
Como sei quando vou tomar a vacina?
Nas diferentes fases de vacinação, o Serviço Nacional de Saúde vai contactar as pessoas para marcar a administração da vacina e para saberem se estas querem ser vacinadas.
Quanto custa a vacina contra a Covid-19?
A vacina é gratuita.
E se eu não quiser tomar a vacina contra a Covid-19?
A vacina não é obrigatória. No entanto, as autoridades de saúde aconselham a vacinação como meio para controlar a pandemia.
Posso ser penalizado se não tomar a vacina?
Talvez. A penalização e a não penalização estão a ser estudadas.
A vacina contra a Covid-19 apresenta efeitos secundários? Quais?
Sim, como qualquer outro medicamento. Reações como fadiga, dor de cabeça, dor muscular, dor no local de injeção, dores articulares, febre e fadiga têm sido ligeiras e breves.
Porque devo tomar a vacina contra a Covid-19?
Através da vacinação, os indivíduos conseguem proteger-se contra o vírus e o desenvolvimento da doença. Além disso, contribui, através da imunidade de grupo, para a proteção da saúde pública.
Fico protegido depois da primeira dose?
Não. São necessárias duas doses. Ambas as doses têm de ser da mesma marca. As duas doses da vacina da Pfizer são administradas com um intervalo de três semanas. As duas doses da Moderna e da AstraZeneca são administradas com um intervalo de um mês.
Quanto tempo dura a imunidade, após tomar a vacina?
Ainda não se sabe. Por enquanto, não é possível se afirmar quanto tempo é que dura a imunidade ou se será necessário voltar a receber a vacina.
Já estive infetado. Posso tomar a vacina?
Sim, não há nenhuma contraindicação. No entanto, as pessoas que já estiveram infetadas não vão ser incluídas na primeira fase de vacinação.
Posso escolher a vacina?
Não, não pode escolher. Atualmente, não existe informação considerável para afirmar que uma vacina é melhor do que outra. O país vai administrando as diferentes vacinas à medida que estas são aprovadas e chegam às farmacêuticas.
Se for vacinado contra a Covid-19, posso não cumprir as medidas de segurança?
As pessoas vacinadas devem continuar a seguir todas as medidas de segurança contra a Covid-19. Um indivíduo vacinado só é considerado protegido da doença após sete dias depois da toma da segunda dose da vacina. No entanto, não se sabe se um vacinado pode ter ou não uma infeção assintomática. Desconhece-se se os vacinados se protegem contra a infeção e se, sem sintomas, podem transmitir o vírus, mesmo que a vacina lhe tenha conferido proteção contra a doença. Deste modo, o distanciamento e o uso de máscaras é recomendado, já que a pessoa vacinada pode ser portadora do vírus.
Grávidas e crianças podem tomar a vacina?
Os ensaios clínicos com grávidas e crianças são escassos, ainda não há dados sobre a vacinação nestes grupos. Portanto, a vacinação em Portugal é destinada a pessoas a partir dos 18 anos e a administração da vacina em mulheres grávidas tem de ser avaliada por um médico.
Quando é que Portugal atinge a imunidade de grupo?
Portugal atinge a imunidade de grupo quando pelo menos 60% da população estiver vacinada.
Informações retiradas de: SNS (https://covid19.min-saude.pt/vacinacao/), edição nº 11.203 do Público e edição nº 2513 do Expresso