A decisão camarária tem efeito imediato e vai ser reavaliada a 9 de dezembro.

Os espetáculos multimédia de Natal em Viana do Castelo estão suspensos até 8 de dezembro. A decisão foi tomada após se terem verificado, no último fim de semana, alguns ajuntamentos junto à Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC) e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), promotoras da iniciativa, referem que o objetivo era “promover o comércio tradicional e dar algum alento à época vivida”. Face ao sucedido, consideram “necessário impedir” concentrações, apelando “à responsabilidade de todos e de cada um” como agentes de saúde pública.

A suspensão, no entanto, vai ser reavaliada na próxima quarta-feira, em articulação com a Polícia de Segurança Pública (PSP). As duas entidades reforçam, por isso, “a necessidade de cumprimento de todas as medidas” emanadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS).

De notar ainda que a CMVC e a AEVC têm promovido, ao longo dos últimos meses, um conjunto de ações para mitigar o impacto da pandemia na estrutura empresarial da cidade. “Em estrito cumprimento das regras e recomendações da autoridade sanitária”, garantem, estas iniciativas têm incidido sobretudo nos setores do comércio, restauração e serviços.