O serviço prevê auxiliar uma faixa da população de maior risco, para que estes possam ficar em casa para evitar os contágios.
Com o aumento exponencial de casos de Covid-19 em Portugal e as novas restrições, o Município de Braga volta a disponibilizar uma linha telefónica gratuita de apoio 60+. Esta está aberta a todos os cidadãos com mais de 60 anos em isolamento ou em situação vulnerável que necessitem de ajuda para a realização de tarefas como a compra de medicamentos urgentes e bens alimentares de primeira necessidade.
A linha de apoio 60+ “é um serviço de proximidade direccionado para uma faixa da população que possui um risco elevado de infecção pelo novo coronavírus e que, por isso, deve permanecer em sua casa para evitar o contágio”, explica a Câmara Municipal de Braga, em comunicado. Deste modo, ao ligar gratuitamente para o número 800 210 094, são identificadas as necessidades e as compras de supermercado e/ou farmácia serão depois entregues em casa do munícipe.
O serviço já tinha sido implementado em março, aquando do primeiro confinamento geral da população para contenção da situação pandémica vivida e para salvaguardar a população mais vulnerável. Com um novo confinamento e novas restrições, o mesmo volta a ser ativado.
A linha telefónica gratuita funciona de segunda a sexta-feira, das entre as nove e as 17 horas. Para além disso, a linha conta ainda com a colaboração de todas as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho.