2020 é o quarto ano consecutivo em que Famalicão valida este título.

No dia 30 de dezembro decorreu, na Póvoa de Varzim, uma cerimónia onde o Município de Vila Nova Famalicão foi destacado pela sua consciência perante a importância do desporto. A cidade recebeu o título de “Município Amigo do Desporto” pelo quarto ano consecutivo. A distinção foi concedida pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD), em parceria com a Cidade Social e com o apoio institucional da República Portuguesa.

Ainda neste contexto, a autarquia famalicense obteve o segundo lugar no concurso “Presença Digital do Desporto e da Atividade Física”. O município viu também reconhecidas as atividades promovidas em tempos de pandemia, ao receber a distinção “Recomendada” no concurso “Intervenção COVID-19 no Desporto e na Atividade Física”.

O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, garante que “apostar no desporto é apostar na qualidade de vida, no bem-estar e na saúde dos famalicenses”. O representante do município acrescenta ainda que “esta é uma distinção” que deixa todos os famalicenses “satisfeitos e certos de que este trabalho não pode parar”.

Em relação às outras duas distinções recebidas, o autarca considera que “em tempos de pandemia, o digital ganhou ainda mais dimensão”. E, para Cunha, as aulas de desporto online e o recente canal de YouTube “Famalicão Sénior” foram e continuam a ser muito relevantes “para levar alento e energia à vida das pessoas”.