Os gilistas não conseguiram ser tão eficazes quanto os portistas.
O Gil Vicente defrontou, esta sexta-feira, o FC Porto, no Estádio Cidade de Barcelos, em partida a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal. O resultado final foi favorável aos visitantes, que venceram por 0-2.
A formação barcelense não entrou da melhor forma na partida. Logo aos quatro minutos, uma perda de bola após um pontapé de canto possibilitou aos portistas um contra-ataque perigoso, ainda que anulado por fora-de-jogo.
No entanto, foi neste contexto que o FC Porto chegou ao golo aos dez minutos. Após perda de bola em zona proibida por parte de Joel Pereira, o extremo Luís Díaz entregou a Jesús Corona que, isolado, picou a bola por cima do guardião gilista.
A partir do golo sofrido, o Gil Vicente FC despertou e equilibrou a partida, ainda que demonstrasse dificuldade em criar oportunidades de golo, também devido ao forte vento com que a formação da casa se bateu durante todo o primeiro tempo. Aos 30 minutos, os comandados de Ricardo Soares viram Uribe ficar perto do golo na cobrança de um livre direto, mas aos 40 minutos também alvejaram a baliza à guarda de Diogo Costa, quando, após cruzamento de Lourency, Ygor Nogueira desviou para intervenção atenta do jovem guardião portista.
Até ao final da primeira parte, o resultado não sofreu mais alterações. Mantinha-se, assim, a vantagem da turma visitante pela margem mínima. O segundo tempo começou da mesma forma, com os campeões nacionais a entrarem fortes. Logo aos 46 minutos Luís Díaz esteve muito perto do golo.
Os gilistas responderam e, aos 54 minutos, após uma jogada coletiva, o médio Lucas Mineiro executou um grande remate de meia distância, que levou a bola a embater com estrondo no poste direito da baliza do FC Porto. Pouco depois, aos 62 minutos, foi Samuel Lino que, em posição privilegiada, viu a sua finalização ser desviada por Mbemba.
A turma caseira encontrava-se bastante forte, mas não conseguiu materializar as suas oportunidades. Não marcou o Gil Vicente, mas marcou o FC Porto. Aos 88 minutos, o avançado Mehdi Taremi surgiu isolado na cara do guardião gilista e, com um toque subtil, introduziu a bola no fundo da baliza. Este tento foi a ação final num resultado que não se alterou até ao apito final. A partida terminou 0-2.
Este resultado dita o afastamento do Gil Vicente da Taça de Portugal. A equipa de Ricardo Soares volta aos compromissos para a Liga NOS já na próxima terça-feira frente ao FC Paços de Ferreira, novamente no Estádio Cidade de Barcelos.
Recorde ainda: SC Braga vence pela margem mínima frente ao Gil Vicente