Na próxima fase, os gilistas medem forças com o FC Porto.

O Gil Vicente recebeu, esta quinta-feira, o Académico de Viseu, nos oitavos de final da Taça de Portugal. Num jogo de poucas oportunidades, mas de alguma eficácia, os barcelenses venceram por 3-2.

A primeira oportunidade pertenceu à equipa visitante e deu logo em golo. Aos 14 minutos, depois de um contra-ataque e de uma receção de um passe vindo da direita, Tiago Mesquita abriu o marcador em Barcelos. A resposta gilista só surgiu 12 minutos depois, com um remate de Lourency, mas Janota disse presente e evitou o empate.

Aos 28, Joel Pereira assistiu Alaa Abbas, que dominou, rodou e empatou a partida. A primeira parte pecou, tal como o resto do jogo, pela falta de oportunidades e ficou-se por aqui. No regresso dos balneários, os barcelenses entraram mais fortes e, aos 51 minutos, estiveram perto de passar para a lideranças. Baraye trabalhou na direita e serviu Lourency no centro, mas o avançado enviou a bola contra um adversário.

Lourency era o nome de destaque no ataque gilista e, aos 68, voltou a estar em evidência, mas Mathaus cortou a bola e evitou males maiores. Com as oportunidades na partida a serem escassas, o Académico de Viseu acabou por fazer o segundo, quando faltavam 14 minutos para os 90. João Vasco serviu Jorge Miguel, que tentou o cruzamento. O esférico foi intercetado, mas acabou por sobrar para Pana, que estava no sítio certo à hora certa para fazer o 1-2.

Os gilistas conseguiram o empate, naquela que foi a última oportunidade do tempo regulamentar. Aos 80 minutos, Ygor cabeceou à trave, mas Talocha, junto à linha da baliza, não vacilou. Já no prolongamento, aos 110 minutos, surgiu o golo da vitória. Janota saiu-se à bola de forma infeliz, Claude Gonçalves picou alto por cima do guardião e Samuel Lino, nas altura, ganhou a Mesquita e fez o 3-2. Quatro minutos depois, Samuel Lino podia ter bisado. O avançado apareceu isolado, tirou Janota da frente, mas o remate passou a rasar o poste.

O Gil Vicente segue assim para os quartos de final da prova rainha do futebol português, onde vai defrontar o FC Porto. No próximo jogo da Liga NOS, que está agendado para este domingo, os gilistas recebem o CS Marítimo.

Recorde ainda: SC Braga vence Torreense e segue em frente na Taça de Portugal