Guimarães compromete-se a reforçar as medidas para tornar o território mais verde, mais limpo e mais saudável.
O Município de Guimarães aderiu esta terça-feira ao ‘Green City Accord’. O compromisso ambiental da União Europeia visa tornar as cidades mais limpas, saudáveis e eficientes na gestão de recursos.
Através deste compromisso, Guimarães compromete-se a reforçar as medidas para tornar o território mais verde, mais limpo e mais saudável, apoiando a concretização do Acordo Verde Europeu e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A atuação da Câmara Municipal vai ser feita através da intervenção em áreas como a qualidade do ar, água, natureza e biodiversidade, economia circular e ruído.
O “Green City Accord”, é o movimento voluntário de cidades europeias e seus autarcas empenhados em tornar as cidades mais verdes. O acordo reúne autarcas e líderes de toda a Europa em torno de uma visão comum de um futuro urbano. Neste sentido, até 2030, as cidades devem passar a ser lugares atrativos para viver com os cidadãos a respirar ar puro, a desfrutar de água limpa, a ter acesso a parques e espaços verdes e passar a ter menos ruído ambiental. Pretende-se ainda potenciar a economia circular, através da transformação dos resíduos em recursos para maior reutilização, reparação e reciclagem.
Depois do Município de Braga, foi agora o Município de Guimarães a assinar o acordo que leva ao planeamento e implementação de políticas e programas de forma integrados, de modo a atingir os seus objetivos até 2030. Para além disso, tem de reportar sobre os progressos de três em três anos.
Janeiro 20, 2021
Terá que ser um compromisso sério e responsável.
O que constato, dia a dia, é que às portas da cidade é abandonado lixo de toda a espécie e, feitas as denúncias, não se constata uma acção imediata e ajustada às situações.
Será urgente consciencializar as populações para este compromisso para com o planeta.