Minhotos somam a 12.ª derrota no campeonato.

Na 17.ª jornada da I Divisão do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, o HC Braga recebeu o FC Porto. Os minhotos estiveram a vencer por 3-0, mas a reviravolta portista determinou a vitória de 3-6 para os dragões.

A primeira metade pautou-se pela tentativa de ambas as equipas para quebrarem a defesa adversária: a estratégia dos minhotos passou pela exploração dos corredores laterais dos azuis e brancos, enquanto que, a dos dragões pelas saídas em contra-ataque. Antes da ida para os balneários, o FC Porto começou a controlar a posse de bola e esteve mais perto de abrir o marcador que a equipa da casa, mas a defesa bracarense acabou por nunca ceder.

Na segunda parte, os bracarenses entraram muito ofensivos e, aos três minutos do segundo tempo, abriram o marcador. Ângelo Fernandes iniciou um contra-ataque, meteu em Pedro Delgado, que assistiu Diogo Seixas. Poucos segundos depois, Reinaldo García derrubou Gonçalo Meira e viu cartão azul. Na conversão do livre direto, Miguel Moura viu o guardião portista sair antes da bola partir e o lance teve de ser repetido. O camisola 5, que não tinha batido o guarda redes azul e branco na sua tentativa, cedeu a marcação a Ângelo Fernandes, que não vacilou.

A resposta portista surgiu aos nove minutos, por intermédio de Gonçalo Alves, mas o português não foi capaz de ser mais forte que o guardião bracarense, na marcação de uma grande penalidade. O FC Porto acordou e tornou-se mais forte, mas, aos 13 minutos, Giulio Cocco fez a décima falta dos visitantes e, na conversão, Ângelo Fernandes fez o 3-0.

Poucos segundos depois, Ezequiel Mena diminuiu a desvantagem e fez renascer a esperança azul e branca. Decididos a inverter a situação, os portistas não baixaram os braços e, a seis minutos do final, o HC Braga cedeu uma grande penalidade, que ajudou a tarefa do FC Porto. No frente a frente com o guarda redes bracarense, Xavi Barroso atirou para o fundo das redes. Com o pé no acelerador, os portistas chegaram ao empate a cinco minutos do apito final, com uma stickada de Gonçalo Alves de meio campo.

Com a reviravolta consumada, os dragões partiram em busca dos três pontos e, um minuto depois, Gonçalo Alves, com uma stickada forte num livre direto, bisou e fez o 3-4. Um minuto depois, Gonçalo Alves, na direita, colocou em Carlo di Benedetto, que, sozinho no centro, fez o gosto ao stick. O golo que fechou o resultado estava reservado para o último minuto. O HC Braga cometeu uma falta no corredor lateral e Gonçalo Alves bateu o livre, de forma rápida, para Carlo di Benedetto. O francês aproveitou o facto dos bracarenses estarem desconcentrados para bisar e fazer o 3-6 final.

O HC Braga desce, assim, para a 13.ª posição da tabela classificativa e mantém dez pontos. Na próxima jornada, os minhotos recebem o HC Turquel.

Recorde ainda: Juventude de Viana empata no reduto do HC Turquel