Quatro golos na segunda parte contribuíram para o triunfo vianense.

Este sábado, a Juventude de Viana recebeu a equipa do Famalicense, no Pavilhão Municipal José Natário. O dérbi minhoto contou para a jornada 16 da I Divisão nacional de Hóquei em Patins e terminou com a vitória convincente dos vianenses, por 5-1.

O duelo começou de forma equilibrada, com as duas equipas a dividirem o jogo a meio campo, dificultando o surgimento de oportunidades claras de golo. A primeira oportunidade só surgiu ao minuto cinco, por intermédio de Francisco Silva. O atleta da Juventude de Viana tentou surpreender, de longe, o guardião famalicense, porém, Peixoto mostrou-se atento ao evitar o primeiro golo do encontro.

No entanto, quatro minutos depois, os vianenses acabaram mesmo por quebrar o nulo. No seguimento de uma jogada de insistência e, após duas defesas do guarda-redes da equipa de Famalicão, o esférico sobrou para Diogo Casanova, que desfez o empate. O golo da Juventude de Viana despoletou a inevitável reação do Famalicense e fez com que a equipa treinada por Vítor Silva crescesse no encontro.

À passagem do minuto 18, os famalicenses repuseram a igualdade no marcador. Hugo Costa bateu Jorge Correia, depois de um belo pormenor técnico que confundiu a defensiva vianense. Até ao final da primeira parte, houve tempo para Francisco Silva voltar a pôr à prova, o guardião famalicense. Contudo, Peixoto respondeu, de novo, da melhor maneira e ambas as equipas regressaram aos balneários com o empate.

O segundo tempo começou melhor para os homens da casa e, logo aos 28 minutos, Diogo Casanova dispôs de um livre direto para recolocar os vianenses em vantagem. Na conversão, Peixoto negou o golo ao avançado português. A Juventude de Viana continuou a pressionar e, passados dois minutos, o golo surgiu. Contra-ataque rápido da equipa liderada por André Azevedo e, na conclusão da jogada, Diogo Casanova serviu Francisco Silva para o 2-1.

A equipa de Viana do Castelo entrou forte na segunda metade e, ao minuto 33, os vianenses ampliaram a vantagem. Francisco Silva, através de um remate de longa distância sem hipótese de defesa para Peixoto, bisou no encontro e carimbou o 3-1. O Famalicense reagiu e, ao minuto 35, Hugo Costa obrigou Jorge Correia a uma grande intervenção. O guarda-redes da Juventude de Viana evitou o golo do capitão famalicense e segurou a vantagem de dois golos, da sua equipa.

Volvidos 39 minutos de jogo, os famalicenses cometeram a décima falta, fazendo com que os caseiros beneficiassem de um livre direto. Chamado a bater, Pedro Batista não vacilou e dilatou ainda mais o marcador, alterando-o para 4-1. No mesmo minuto, o juiz mostrou um cartão azul a Hugo Costa, resultando em novo livre direto para a Juventude de Viana. Desta vez, Pedro Batista não levou a melhor sobre Peixoto e o resultado permaneceu inalterado.

Antes do final da partida, os vianenses voltaram a fazer mexer as redes da baliza famalicense. No desenlace de uma jogada bem trabalhada, Pedro Batista entregou a bola a Gustava Lima, que apontou o último golo do encontro. O jogo terminou com a vitória da Juventude de Viana, por 5-1.

Com este triunfo, a Juventude de Viana reforça o oitavo lugar na competição, enquanto que o Famalicense segue na nona posição, mas à condição. Os vianenses voltam ao rinque no próximo sábado, numa deslocação ao reduto do HC Turquel. Já os famalicenses, têm jogo marcado em sua casa, frente à formação do Sporting CP. Ambas as partidas contam para a jornada 17 da I Divisão nacional de Hóquei em Patins.

Recorde ainda: OC Barcelos empata frente ao HC Turquel