Tratou-se de um investimento de 15 mil euros e formação a cerca de meia centena de colaboradores.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão adquiriu recentemente dez desfibrilhadores automáticos. Com estes equipou diversos polos desportivos e culturais do concelho, nomeadamente aqueles com maior afluência de munícipes.

O Município de Famalicão iniciou o Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa (PDAE), implementado pelo município e licenciado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), com a aquisição deste equipamento. O programa implicou assim, até ao momento, um investimento municipal na ordem dos 15 mil euros, envolvendo cerca de meia centena de colaboradores municipais em formação específica, concretizada pela CESPU e a certificada pelo INEM.

Os desfibrilhadores adquiridos são dispositivos portáteis que permitem, através de elétrodos adesivos colocados no tórax de uma vítima em situação de paragem cardiorrespiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não um choque elétrico, podendo salvar vidas. Foram colocados foram colocados nos pavilhões das Lameiras, de Delães, de Terras de Vermoim e de Vila Nova de Famalicão, bem como nas Piscinas Municipais de Vila Nova de Famalicão, de Ribeirão, de Oliveira S. Mateus e de Joane. Foram ainda colocados equipamentos na Casa das Artes e no Parque da Devesa.

Já em 2018 a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão tinha adquirido um desfibrilhador automático para equipar o Estádio Municipal de Vila Nova de Famalicão e providenciado a formação para seis colaboradores, com certificação atribuída pelo INEM. Nessa altura, equipou ainda a Academia do Futebol Clube de Famalicão com um desfibrilhador automático externo e armário, atendendo ao grande número de jovens que frequentam a infraestrutura.