Minhotos lideram classificação depois de mais uma vitória.

O OC Barcelos deslocou-se, este sábado, ao Pavilhão Municipal de Valongo, para defrontar a AD Valongo. A partida da 17.ª jornada da I Divisão do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins terminou com um resultado de 1-4.

O equilíbrio foi a palavra de ordem durante grande parte do primeiro tempo. Ambas as equipas atacaram com profundidade e as oportunidades foram surgindo nos dois lados do ringue. No entanto, o placard demorou a ser inaugurado, graças às boas prestações dos guarda-redes, que evitaram que o respetivo adversário se adiantasse no marcador.

Nos últimos minutos da primeira parte, surgiu o primeiro golo da partida. Depois da décima falta da equipa de Valongo, o árbitro apitou para a marcação do livre direto a beneficiar o OC Barcelos. Darío Giménez não vacilou e colocou a sua equipa na frente do marcador. O jogo foi para intervalo com a equipa visitante a vencer por 0-1.

No regresso à quadra, a equipa de Barcelos entrou com uma postura mais defensiva e apostou sobretudo no contra-ataque. E, com cinco minutos jogados, os minhotos acabaram por fazer o segundo em mais um lance de bola parada. Novamente na marca de grande penalidade, Darío Giménez bisou na partida, fez o 0-2 e deixou o OC Barcelos mais confortável no jogo.

Aos 10 minutos do segundo tempo e depois de uma falta sobre um jogador da AD Valongo, o árbitro puxou o cartão azul e apontou novamente para a marca de penálti, desta vez, a favor do clube da casa. Na cobrança, Nuno Araújo permitiu a defesa do guardião barcelense. Alguns segundos depois, voltou a ser marcado outro livre direto a favor da equipa de Valongo, por acumulação de faltas do adversário, mas Nuno Araújo voltou a perder o duelo frente ao guarda-redes do OC Barcelos.

Aos 16 minutos, a equipa portuense acabou mesmo por fazer o 1-2, através de um novo penálti batido por Nuno Araújo, que reduziu a desvantagem frente à equipa minhota. No minuto seguinte, o OC Barcelos beneficiou de mais um livre direto, depois da 15ª falta da AD Valongo, mas, desta vez, Darío Giménez não conseguiu concretizar e o resultado manteve-se.

Nos cinco minutos finais, a equipa de Barcelos acabou por pôr um ponto final na partida. Primeiro, através de Tomás Pereira, que, numa jogada individual, fez a bola bater nas redes da baliza do adversário. E, logo a seguir, Reinaldo Ventura fez o 1-4 e acabou por completo com as esperanças da AD Valongo. Até ao fim do jogo, ainda houve mais uma grande penalidade a favor do clube do minho, mas Querido rematou por cima da baliza de Ricardo Silva e a partida terminou com o marcador a assinalar 1-4.

Com este resultado, o OC Barcelos soma 42 pontos e mantém-se na primeira posição do campeonato. No próximo encontro, os minhotos deslocam-se ao Dragão Arena para enfrentarem o FC Porto, segundo classificado da tabela classificativa, num jogo agendado para o próximo sábado às 15 horas.

Recorde ainda: OC Barcelos vence em casa da AD Sanjoanense