Goleada permite passagem dos arsenalistas aos quartos de final da prova rainha.
O SC Braga recebeu, esta quarta feira, o Torreense num jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal. O encontro, realizado no Estádio Municipal de Braga, foi protagonizado pelo clube da casa, que expressou o domínio na partida com uma goleada de cinco golos sem resposta.
Os minhotos entraram fortes e começaram desde cedo a pressionar a defensiva do clube de Torres Vedras. Depois de dez minutos a jogar no meio campo defensivo do Torreense, os bracarenses criaram a sua primeira grande oportunidade, com Galeno a subir pela ala esquerda, ultrapassando o seu adversário direto e a cruzando para o centro da grande área. No entanto, a bola ficou presa na confusão e a defesa da equipa visitante acabou por desviar para canto.
À passagem do minuto 16, o SC Braga voltou a ameaçar a baliza do adversário, por intermédio de André Horta, que teve uma dupla oportunidade para inaugurar o marcador. Primeiro, através de um remate de fora de área defendido pelo guarda redes Marcelo Valverde, que desviou o esférico para canto. No seguimento da marcação, o médio voltou a tentar a sua sorte, desta vez com um remate da meia lua intercetado pela defensiva torreense.
Mas a bola não demorou muito tempo a bater nas redes da baliza protegida por Valverde. Ao minuto 24, João Novais cruzou para o centro da grande área e contou com o cabeceamento certeiro de Rolando, fazendo com que o clube minhoto se adiantasse no marcador. Três minutos depois, foi a vez de Galeno assistir Abel Ruiz, que só teve de encostar para a baliza adversária, faturando para o segundo do SC Braga.
As equipas foram para intervalo, depois de uma primeira parte marcada pelo domínio completo dos arsenalistas. No regresso ao terreno de jogo, a dinâmica do jogo manteve-se, e a vantagem dos bracarenses aumentou rapidamente. À passagem do minuto 51, Ricardo Esgaio rematou à baliza com pouca força, mas a bola acabou por sofrer um desvio e entrar pela terceira vez na baliza do Torreense.
Dez minutos depois, surgiu o quarto golo dos Gverreiros do Minho, através de um remate de recarga de Abel Ruiz, que bateu Marcelo Valverde e bisou na partida. Mesmo depois do 4-0, o SC Braga não abrandou e ainda aconteceram várias investidas perigosas por parte do clube da casa.
Já nos descontos, o árbitro assinalou um pontapé de grande penalidade a favor dos bracarenses, depois de uma falta de Aílson Tavares sobre Ricardo Horta. Vítor Oliveira, na cobrança do castigo máximo, rematou forte e fez o 5-0 para a equipa minhota.
Com este resultado, o SC Braga passa para a fase seguinte da Taça de Portugal, e vai defrontar o Santa Clara nos quartos de final da competição. No próximo sábado, os minhotos deslocam-se à capital do móvel para jogar frente ao Paços de Ferreira, numa partida a contar para a 14ª jornada da Liga NOS.
Recorde ainda: Moreirense cai na Taça de Portugal frente ao Santa Clara