O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, presidiu esta sexta-feira, por videoconferência, à sessão de inauguração das oito unidades.

Os novos espaços surgiram da necessidade de facilitar o acesso dos cidadãos aos vários serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Lordelo, Nespereira e a União de Freguesias Souto Santa Maria, Souto S. Salvador e Gondomar são as freguesias que acolhem as três novas unidades.

Diogo Serras Lopes, secretário de Estado da Saúde, expressa que “quando estive na primeira inauguração em Guimarães dissemos que não queríamos ficar por aqui e é bom ver que estamos a inaugurar mais oito espaços”. “Este é um trabalho conjunto que importa saudar a fim de garantir respostas mais eficientes e mais próximas dos cidadãos. Estamos a fazer coisas que vão ficar para além da pandemia”, sublinha.

Através destes balcões, é possível marcar consultas, renovar receitas de medicamentos, fazer teleconsultas, consultar resultados de exames. Além disso vai permitir o acesso aos guias de tratamento, a avaliação de sintomas, entre outras ações disponíveis nos serviços do SNS.

O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, reforça que “é essencial ter os serviços de saúde próximos e acessíveis” e louva a cooperação com a ARS Norte, ACES do Alto Ave e também o papel das Juntas de Freguesia. “Tendo em contas as dificuldades que vivemos em pandemia, sem certezas do piso a calcorrear, importante é cooperar muito. Temos Juntas de Freguesia com edifícios bem equipados e com capacidade para darem resposta na área da saúde e às necessidades do cidadão”, continua.

A sessão contou ainda com as intervenções do coordenador da Região Norte no âmbito da declaração de Estado de Emergência, Eduardo Pinheiro e do Presidente da ARS Norte, Carlos Nunes.