O novo filme de animação da Walt Disney Pictures e Pixar Animation Studios estreou na plataforma Disney+ a 25 de dezembro. Soul é o primeiro filme da Pixar com um protagonista afro-americano e reúne várias características que proporciona aos espetadores uma autorreflexão: música, vida e até mesmo a morte.

A animação relata a vida de Joe Gardner, um professor de música com o sonho de se tornar um famoso músico de jazz. Quando o amante da música recebe uma proposta para uma possível integração na banda de uma famosa artista, não hesita.

Porém, após uma queda, Joe revê-se num mundo totalmente distinto com uma forma também diferente da qual se vê diariamente. O músico encontra-se numa espécie de coma, e a sua alma reside num universo paralelo prestes a enfrentar a morte.

Gardner consegue escapar do destino fatal, atravessando para uma área onde residem almas em preparação para o nascimento. Uma dessas almas é 22, uma alma que não quer usufruir da oportunidade da vida, pois não considera que seja algo benéfico e não encontra o seu propósito. Na tentativa de consertar a situação e voltar à vida, Joe regressa ao mundo habitual, contudo surge um contratempo que condiciona as suas vivências normais.

A aventura proporciona a 22 uma visão totalmente diferente da vida, apreciando as coisas mais banais que esta tem para oferecer, enquanto que Joe, acompanhando-o, tenta recuperar a sua vida. A obsessão de Joe Gardner pelo sucesso fá-lo esquecer do que realmente importa e que traz pura felicidade. Ao regressar à vida, e concretizando os seus objetivos, o músico finalmente entende o significado de propósito de vida.

Com uma mensagem forte e com atributos capazes de transportar o espetador, é assim a animação Soul. Uma viagem impactante, com uma vertente sonora que faz toda a diferença e que torna o filme tão envolvente.

Com um conjunto de cenas emocionantes, dramáticas e de comédia, o filme reúne todo um conjunto de características que o tornam completo. Acima de tudo, uma história com uma mensagem tocante e adaptada tanto para os mais novos como para os mais velhos.