A sessão acontece esta sexta-feira, dia 29 de janeiro, em formato online.

O encontro é organizado pelos alunos de Mestrado em Bioquímica Aplicada da Universidade do Minho e da Comissão do respetivo curso. O evento tem como “objetivo promover a divulgação e discussão de conhecimentos científicos recentes, bem como abordagens inovadoras na área da Bioquímica”, lê-se no comunicado enviado à imprensa.

O Simpósio começa às 9 horas com uma sessão de abertura que irá contar com a presença de Sandra Silva, diretora do Mestrado em Bioquímica Aplicada, Maria João Sousa, diretora do Departamento de Biologia da ECUM, Ana Paula Esteves, a diretora do Departamento de Química da ECUM. Além disso, a presidente da Escola de Ciências da Universidade do Minho, Manuela Côrte-Real, e o reitor da Academia Minhota, Rui Vieira de Castro, também estarão na cerimónia.

Ao longo do dia os alunos irão contar com a presença de diversos convidados, nomeadamente, a virologista Maria João Amorim, do Instituto Gulbenkian de Ciência, a bioquímica Isabel Cardoso, da Universidade do Porto, a par dos biólogos Pedro Oliveira, da Universidade de Aveiro, e Paula Sampaio, da UMinho. Em nome da indústria estará Ana Loureiro, da BIAL, e Pedro Castanheira, da Immunethep.

Igualmente irão estar alguns antigos alunos de mestrados para promover a formação científica e tecnológica na área.

Ao longo da tarde há ainda outras atividades como o Projeto-Aula Engenharia Biológica e outros convidados como Pedro Castanheira, Ana Loureiro, entre outros. O II simpósio irá terminar com a sessão de enceramento por volta das 18h40.