Uma das drag queens mais famosas da história moderna lançou o primeiro EP, Vampire Fitness, a 13 de Novembro de 2020. Katya Zamalodchikova proporciona ao ouvinte a uma experiência musical que nos transporta para um ginásio noturno de vampiros.

Ex-concorrente do reality show Rupaul`s Drag Race e coapresentadora do programa UNHhhh, a artista entrou finalmente no mundo da música, como muitas outras drag queens, mas fê-lo só como ela o conseguiria. Inspirada nos ritmos do leste europeu e música eletrónica experimental, Vampire Fitness é a definição de irreverente. O EP conta com a colaboração de Alaska Thunderfuck e Trixie Mattel.

hornet.com

“Come in Brazil” é a primeira faixa e é uma colaboração com Alaska e que remete para “Come to Brazil” da mesma. Neste dueto de drag queens não há limites e ambas cantam sobre prostituição. O Brasil não é um país estranho para ambas, pois já o visitaram várias vezes em tours. O pré-refrão, em português, foi feito com palavrões brasileiros que os fãs ensinavam a Katya nos meet and greet.

“ГЛАЗ”, totalmente em russo, é a canção mais experimental do EP. É uma distorção dos vocais da cantora para serem quase diabólicos. A música em si contém um ritmo de dance bastante bom, mas é arruinado no final no que pode ser descrito como um clímax alienígena.  Semelhante a esta, “Ravioli”, a quarta faixa que é sobre a massa italiana, segue o mesmo estilo, mas desta vez em inglês e com passagens em italiano.

“Ding Dong!” foi influenciada no estilo das músicas da Euro Visão e está presente a parceira Trixie Mattel. Com letra em russo e inglês, “Ding Dong!” é a mais viciante do álbum. O nome provém de uma expressão utilizada por um jurado no programa original da Netflix, Glow Up. Ambas as drag queens tornaram-na numa piada e, consequentemente, numa música.

O fecho do album é “Be Your Own Dentist”. Após esta montanha-russa musical com ritmos experimentais intensos, liricamente explícita e obscena, era de esperar um final em grande, mas não. Acaba com um track de quase sete minutos de spoken-word relaxante sobre como remover os próprios dentes passo a passo. Claramente baseado nos áudios de meditação Katya, surpreende todos e acaba assim o seu EP.

Vampire Fitness é um álbum posto em drag, quebrando as regras anteriormente estabelecidas. Não tem vocais incríveis, não tem sentimentos profundos sobre amor e conta com pouca coesão, mas tem a alma de Katya presente. Ousado, dinâmico e autêntico, o debut foi construído para ser a projeção da visão da artista no mundo da música.