O espaço tem capacidade para albergar até sete pessoas.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Viana do Castelo avança a instalação de uma unidade temporária de pernoita para pessoas em situação de sem abrigo. A medida surge em parceria com o Gabinete Atendimento à Família (GAF), o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), o Centro de Respostas Integradas (CRI) e a Segurança Social de Viana do Castelo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo explica que a unidade temporária irá permitir “suprir as necessidades emergentes de pessoas em situação de sem abrigo e dará uma resposta imediata de alojamento noturno”. Desta forma, o espaço é composto por balneários e sete camas, com os respetivos cacifos.
Além de regras como o horário de estadia, a utilização de um kit de higiene pessoal e a responsabilização pela conservação do espaço, o munícipe sublinha a obrigatoriedade de medição da temperatura corporal e o uso da máscara de proteção individual.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo declara ainda que a unidade temporária de pernoita para pessoas em situação de sem abrigo é provisória. Sendo assim, adianta que a estrutura permanente está já a ser projetada e será candidata a fundos comunitários.


